x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 15.236

Hugo Silva Vieira

Hugo Silva Vieira

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 00:27

Boa Noite,

Gostaria de saber se alguém já ouviu falar em algum tipo de declaração, onde o empregado abre mão de seus direitos trabalhistas incluindo seu salário? Se alguém tem essa declaração pro favor me envie, ficarei muito grato.

Explicando melhor: Meu cliente recentemente abriu uma farmácia, onde precisa ter regularmente cadastrado um farmacêutico responsável e o mesmo será seu irmão que por acordo entre as partes, ficou decidido que ele não receberá nenhum tipo de remuneração, mas estou precisando de um documento onde ambos irão assinar formalizando o acordo e entregar junto ao Órgão competente.

Muito grato pela sua atenção.

Hugo Silva Vieira
contador
Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 07:56

Bom dia Hugo!.,

Creio não ter validade essa declaração, pois, tal procedimento é inconstitucional, fere os direitos dos funcionários e mesmo que queira ele não pode abrir mão, você tem base legal ou está querendo saber se isso é possível?,

Talvez haja alguma jurisprudência a qual eu não tenha conhecimento.

Fico no aguardo de algum amigo nos passar melhores informações, a principio creio ser um procedimento sem efeito, mais de qualquer forma fico no aguardo pois também tenho caso parecido ao seu, vamos aguardar!.

Josefina Maria de Pauli

Josefina Maria de Pauli

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 09:29



Bom dia Hugo e Ronaldo,


Como o Ronaldo disse, esta prática é inconstitucional, ninguém pode abrir mão dos seus direitos perante a justiça.
Mesmo que o empregado faça qualquer declaração para a empresa, abrindo mão de seus direitos inclusive salário, esta declaração não tem validade jurídica.
Se ele entrar com uma ação trabalhista, ele vai ganhar com certeza, pois esta pratica não existe pela CLT e CF.

Recomendo não fazer isto, é problema na certa.

Hugo Silva Vieira

Hugo Silva Vieira

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 20:00

Muito obrigado Ronaldo e Josefina,

Também tenho esse mesmo pensamento, mas queria trocar alguma ideia com outras pessoas. Fico muito agradecido por vocês terem me respondido.

"Agora o difícil e 'colocar' isso na cabeça do meu cliente." heheh

OBS: Por favor, se alguém tiver outro posicionamento sobre o assunto partilhe conosco.

Hugo Silva Vieira
contador
giselly carlos de moura

Giselly Carlos de Moura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 12:20

Boa tarde pessoal,

Algumas pessoas já me procuraram pedindo para fazer uma "declaração simples" emitida pelo contador, para comprovar que ganha tal renda para ser usada em algum tipo de financiamento ou compra de veiculos... Disseram que o banco não queria um DECORE, mas apenas essa tal declaração, sendo que eu não tenho nenhum tipo de ligação com essa pessoa, nem como cliente do escritorio. Alguém já ouviu falar nessa declaração e como deve ser redigida? e qual seria o valor a ser cobrado por tal serviço?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.