x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.312

Trabalho Externo

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2011 | 17:27

Boa tarde,

Estou implantando aqui um relatório de assistência técnica, onde o funcionário deverá preencher as atividades desenvolvidas no atendimento ao cliente e marcará também o horário de saída e retorno na empresa, minha dúvida é se posso usar esse mesmo documento para justificar as ausências da empresa no cartão ponto ou mesmo para pagamento de eventuais horas extras.

Conto com a ajuda de vocês.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2011 | 17:55

boa tarde,
O ideal é que o empregado que exerça atividade externa, nas condições da sua empresa, faça através de controle manual. O relatório de assistencia técnica atende apenas para controle interno não podendo substituir o controle de jornada.
Enfim, para efeitos jurídicos, o que mais importa é "a luz da realidade". Se as horas extras estão sendo pagas, conforme jornada efetivamente comprovada, não há o que se preocupar.

atenc.

MURILLO LEME BARROS

Murillo Leme Barros

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 07:57

Bom dia Renata,

Para empregados que exerçam atividades externas pode-se fazer um carimbo com os seguintes dizeres:

"Empregado que exerce atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho.
Art. 62 da CLT, alterado pela Lei 8.966/94"

Aí é só carimbar no Livro ou Ficha do Empregado no campo de horário de trabalho e na CTPS na página de Anotações Gerais.

MURILLO LEME

ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL / CONTABILISTA
Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 08:11

bom dia,
Gostaria de alertar para o uso do art 62, pois é o mesmo é bastante polêmico no meio jurídico, pois para fazer uso do mesmo o empregado em questão não deve ter, realmente nenhum controle de jornada, sob pena de nulidade de seu efeito. No seu caso, a meu ver, há esse controle, inclusive foi citado o controle de saida e retorno do empregado para visita técnica, o que já configura um controle.

atenc.

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 08:29

Bom dia a todos e obrigada pelas respostas...

Acredito que não seria o caso de dispensá-los de marcação, pois embora a assistência técnica seja constante, eles atendem externamente apenas em caso de necessidade e marcam ponto normalmente na entrada ao trabalho.

Agora, quanto a planilha, eu realmente queria usa-la para facilitar, pois quando há muitos formulários para eles usarem, já começam as reclamações... Mas conf. o Francisco falou, acredito que terei que realizar os dois controles.

Obrigada,
Renata

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.