x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 683

acessos 142.452

RAIS 2012 - Ano Base 2011

Jesuel Laureano

Jesuel Laureano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 15:14

Não temos data ainda definida, mas a partir de 17.01.2012 (terça-feira) deverá estar disponível a transmissão.

Lembro que:

- A partir da RAIS ano-base 2011 o uso da certificação digital na transmissão do arquivo da RAIS torno-se obrigatório para todos os estabelecimentos que possuem 250 ou mais vínculos empregatícios a serem declarados, bem como o arquivo que tiver 250 vínculos ou mais;

- Para a transmissão da declaração da RAIS de exercícios anteriores será obrigatória a utilização de certificado digital, independentemente do número de vínculos empregatícios;

- Para a RAIS Negativa e os demais estabelecimentos que não se enquadraram na obrigatoriedade, o uso da certificação digital continua sendo facultativo.

Abraços...

ANDRESSA KITTLAUS

Andressa Kittlaus

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2012 | 13:04

Bom dia,

Não sou uma expert no assunto mas vou ver se consigo lhe ajudar.

O que declaramos na RAIS, são as movimentações, vinculos empregatícios ocorridos em determinado ano. Lá vão as informações do empregador e seus respectivos funcionários.
Nas informações dos funcionários, temos que colocar todos os ordenados recebidos durante o ano, horas extras e 13°. Se houve demissão, temos que informar a data e os valores pagos ao funcionário: férias, multa rescisória. Se houve acidente/doença também devemos informar os dados.
É bem facil de trabalhar com ele, e na ajuda (F1) tem algumas informações que auxiliam na hora do preenchimento das informações.

Isso é apenas o básico, mas não é dificil.

Espero ter ajudado.

Andressa Kittlaus.
DANIELA DORIZOTTI

Daniela Dorizotti

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 16:11

Pessoal, boa tarde!!

Baixei o programa e inclusive já transmiti 3 declarações negativas, o problema é que quando eu fecho o programa ele simplismente não fica disponivel para a abertura novamente, não consigo abrir o programa denovo, já instalei novamente e nada... procuro no c do computador e acho GD RAISJAVA tento abrir e nada, o que será que esta acontecendo?

Aconteceu o mesmo com alguém?

Obrigada.

Daniela Dorizotti
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 16:36

Olá Daniela

Isso sempre acontece, todo ano a primeira versão da erro, provavelmente eles irão disponibilizar uma nova versão, aguarde mais alguns dias.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Cristina  Colares

Cristina Colares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 21:51

Boa Noite.

Pessoal preciso de uma ajuda, tenho um funcionário que está licenciado de setembro/11, na hora de informar o s salários eu so informo até agosto e informo que ele está de lenciado ??

Obrigada ,

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 09:26

Cristina

Isso mesmo, informe até Agosto, os demais meses deixe zerado.
Não esqueça de informar os dados do afastamento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Roseane Ângelo da Silva

Roseane Ângelo da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 09:36

Bom dia,

Estou importando os dados do programa folha de pagamento para o programa da Rais 2011, no entanto, no mês em que houve aumento
a diferença salarial aparece e um único mês na folha de pagamento,
e ao transferi para o sistema da Rais ele coloca os valores como se tivessem sido pagos mês a mês, isso é correto, pois de acordo com a
RE mensal foi pago menor naquele mÊs?

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 14:49

Daniela M Soares
Trabalho com o "XP" e na instalação, ele cria um arquivo "*.bat" na área de trabalho (Desktop) que abre o programa. A pasta que o instalador java cria fica em C:Arquivos de programasGdRaisJava.
Att

MARCELO ANTONIO

Marcelo Antonio

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 17:47

BOa tarde

Gostaria de saber se esta ocorrendo problema no envio da rais 2012/2011 - ocorre para mim erro 2301 - erro na transmissão - liguei no suporte e não passam para o pessoal do suporte técnico da serpro.

Aline Gonçalves da Silva

Aline Gonçalves da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 09:43

Bom dia!

É o primeiro ano que faço RAIS, estou com algumas duvidas, se alguem puder me ajudar agradeço muuuito. É o seguinte:

Empresa que não tem funcionários somente sócios que recolhem pro-labore, eu faço somente a RAIS negativa?

Empresa que tinha funcionários mas foi demitidos todos em 2011, ficando somentes os sócios eu faço a RAIS normal?


Obrigada gente!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 16:32

Exato Fabiana.

É a declaração da Rais, na qual são fornecidos somente os dados cadastrais do estabelecimento, quando o mesmo não teve empregado durante o ano-base.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 16:34

Aline

Respondendo...

Empresa que não tem funcionários somente sócios que recolhem pro-labore, eu faço somente a RAIS negativa?
Exato. A RAIS negativa informa apenas os dados cadastrais de estabelecimento, que não teve empregados durante o ano.

Empresa que tinha funcionários mas foi demitidos todos em 2011, ficando somentes os sócios eu faço a RAIS normal?
Sim. Você irá informar todos os empregados que foram desligados.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Página 1 de 23

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.