x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.811

Admissão x Seguro desemprego

Rodolpho Mattos

Rodolpho Mattos

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 17:07

Na empresa há um período de integração de 1 dia e após isso a empresa ou funcionário podem desistir do processo de admissão. Em concenso com o pessoal do Departamento pessoal não foi feita a admissão nem registro em CTPS. Essa pessoa tinha direito a 4 parcelas do seguro desemprego e já tinha retirado 1 parcela. Quando foi retirar a segunda parcela foi informada que seu nome constava na base ativa desta empresa que disse não ter feito sua admissão. Ao indagá-los informaram que fizeram a admissão e enviaram erroneamente o nome na SEFIP e pagaram a guia de FGTS normalmente. No outro dia mandaram novamente a SEFIP sem constar o nome dessa pessoa e disseram que assim "arrumaram" o caso dela.

Mas no extrato de FGTS já consta o depósito do FGTS referente aos dias trabalhados naquele mês e depois não tem a devolução desse valor.

O que fazer para resolver essa situação já que a empresa enviou uma nova SEFIP sem constar o nome e no caso o FGTS pago anteriormente ficou a maior ? A empresa ainda teria um credito junto a CEF devido a retificação feita.
O nome dessa pessoa não deveria ter sido excluído da base e retirado o valor indevido do saldo de FGTS em nome dessa empresa ?... Eu liguei na CEF e no MTE sem sucesso algum pois não souberam me responder como proceder. O caso é que esta pessoa está desempregada e sem poder sacar a parcela do Seguro desemprego que é seu direito.

Isso já ví acontecer várias vezes em escritório de contabilidade, o cara coloca um numero de PIS para gerar a folha de pagamento normalmente antes do dia 7 e depois esquece de fazer a RDT e essa pessoa fica com o nome preso em empresas que nunca trabalharam.

Desde já agradeço a ajuda!

Jesuel Laureano

Jesuel Laureano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 17:17

Caro Rodolpho


Creio que já iniciaram o processo de regularização, quando entregaram nova SEFIP, mas a empresa deve entrar com pedido de restituição do valor.

Com cópia da SEFIP regularizada, protocolo do pedido de restituição, CTPS onde não consta registro deverá entrar com pedido de reconsideração do benefício junto MTE.

Espero que colaborem contigo, pois como se trata de caso raro, normalmente tentam passar de um órgão para outro.

Abraços...

Rodolpho Mattos

Rodolpho Mattos

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 17:21

Pois é Jesuel, ainda bem que não sou eu ... Foi uma amiga minha e ela deu entrada no MTE mas já faz mais de 2 meses e nenhuma resposta.

Por isso estou solicitando essa ajuda pra saber qual informação dar a ela pois está desempregada e sem poder sacar o seguro ... E o pior é ficar sem resposta de ninguém ...

Quanto a empresa é o de menos pois o ressarcimento de 1 dia de trabalho de um funcionário que foi errado na SEFIP ela nem deve fazer ... O que foi feito foi enviar outra SEFIP por cima sem constar o nome dela mas acho que não vai dar resultado isso não ...

Orbigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.