x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.328

pagamento em atraso de fgts e inss

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 16:24

Boa Tarde,

1-Minha empresa devido a dificuldades financeiras não conseguiu pagar o FGTS e INSS dos funcionarios no mês de Novembro e Dezembro. Como faço neste caso para gerar uma nova guia de recolhimento destes dois impostos que estão em atrazo.
2- Não consegui pagar meu INSS ( carnê autonomo ) no mês de dezembro, como faço para pagar esta parcela em atrazo, pois fui tentar pagar na caixa economica e não aceitaram.

Muito obrigada.

Leonardo Pablos da Cunha

Leonardo Pablos da Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 16:50

Mônica, boa tarde.

Para o cálculo do FGTS em atraso, pode ser usado o programa SEFIP normalmente, já que ele possui uma função para calcular o valor dos juros e multa. Não se esqueça de baixar os indíces necessários na área de downloads do site da CEF https://www.caixa.gov.br

Em relação ao INSS, os cálculos podem ser feitos pelo site da RFB (https://www.receita.fazenda.gov.br). Na página inicial, entre em pagamentos -> cálculos das contribuições previdenciarias... -> contribuintes filiados a partir de 29/11/1999.

Mas este método só realiza cálculos para o dia atual.

Espero ter ajudado.

Um abraço!

"Aprenda com os erros dos outros, pois ninguém vive o suficiente para cometer todos os erros..."
Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 17:01

Ajudou muito Leonardo, mas no caso do Inss, este procedimento que vc me indicou serve apenas para o Inss em atrazo dos funcionarios da empresa, ou o carnê em atrazo também pode ser calculado por ele?

Muito obrigada pela imensa ajuda,

Atenciosamente.

Leonardo Pablos da Cunha

Leonardo Pablos da Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 17:13

Mônica, aquele passo que citei acima é para o pagamento do carnê.

Para calcular a guia GPS da empresa, vc deve acessar o mesmo menu PAGAMENTOS -> Cálculo das Contribuições Previdenciárias, e acesse o sub-menu "Para Empresas, Órgãos Públicos..."

Este procedimento serve também para calcular guias GPS de obras (matrículas CEI) , e demais débitos previdenciários.

"Aprenda com os erros dos outros, pois ninguém vive o suficiente para cometer todos os erros..."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.