x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 3.894

14º Salario Pago

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 09:10

Prezados

Uma vendedora me questionou sobre tal referente 14º salario pago em janeiro nunca escutei falar sobre isso para comercio, a nao ser aquela diferença paga para quem ganha comissao.
Como faço para proceder nessa informação e informa-la sobre esse procedimento.

Thalisson Rocha
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 10:05

Bom dia

Para os empregados que possuem salário variável, a empresa não consegue apurar o valor do 13º salário até o dia 20 de dezembro, considerando que as variáveis correspondentes ao mês de dezembro ainda não estão apuradas. Isso ocorre, com os comissionados, tarefeiros, horistas ou empregados com horas extras no mês de dezembro.

Nesse caso, a legislação permite que o 13º seja recalculado após o dia 20 de dezembro e que a diferença seja paga ao empregado até o dia 10 de janeiro.

Assim sendo, a apuração de salário ou de adicionais variáveis, será feita da seguinte forma:

1ª parcela: médias de janeiro a outubro.
2ª parcela: médias de janeiro a novembro.
13º salário complementar: média de janeiro a dezembro.

Quando houver ajuste não esquecer de verificar as diferenças de FGTS e INSS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 10:12

Prezada Vania
Fico grato com o auxilio, e sobre o que li realmente é o que estou pensando pois janeiro será paga a diferença so de dezembro.

Mais no meu caso eu repetir a comissao e dsr de dezembro para que não haja essa diferença seria o correto sendo que ela recebeu a maior.

Thalisson Rocha
THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 11:07

A forma que voce tinha colocado acima
no meu caso eu fiz assim.

janeiro a outubro tenho a media da 1ª parcela
janeiro a novembro tenho a media da 2ª parcela

so que o 13º completar que paga em janeiro eu nao paguei pois repetir a media de novembro para o mes de dezeembro e calculei assim
janeiro a dezembro sendo que foi pago a maior para o fucnionario ja que a comissao dele de dezembro foi menor.

Thalisson Rocha
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 11:12

Pelo que entendi você repetiu a média de Novembro no mês de Dezembro, neste caso você deve reprocessar a folha de Dezembro com os valores corretos e pagar as diferenças, ou descontar os pagamentos a maior.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 11:35

Não eu nao paguei o 13º complementar por isso mesmo ela recebeu a maior, ai a funcionária agora está cobrando o 14º.
Pelo menos eu desconheço essa situação do 14º sendo que acho que ela se refere-se ao 13º Complementar.

Thalisson Rocha
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 11:38

Exato, deve ser a mesma coisa.
Mas recomendo dar uma olhada no CCT do Sindicato da categoria para ver se realmente ela não tem razão no questionamento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Mauricio Fernandes

Mauricio Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Chefe Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 11:52

Desculpem a intromissão, mas esta funcionaria não estaria se referindo ao pagamento do PIS? Aconteceu a mesma coisa aqui na empresa, e o que eles estavam querendo era o PIS, mesmo este tendo sido pago em agosto, alguns acreditaram que receberiam o de 2012 ja em janeiro.

Mauricio Fernandes

Mauricio Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Chefe Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 17:27

desculpe a demora na resposta, o 14º salario no entendimento de muitos funcionarios é o abono dos pis, que em determinados casos equivale ao valor de um salario minimo. talvez seja esta a duvida do funcionario, era do meu aqui.

para receber o valor do salario minimo como o funcionario deve ter trabalhado pelo menos 30 dias consecutivos no ano anterior e recebido menos de 2 salarios minimos caso contrario recebe apenas o abono desde que respeitadas algumas condiçoes, como data de cadastro, tempo de registro coisas assim.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.