x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 11.747

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 31 julho 2007 | 12:05

Olá

Cesta básica - Embora muitas empresas concedam esse benefício, ele não é obrigatório. Quando o Sindicato dos Trabalhadores de uma categoria faz acordo com o Sindicato das empresas, colocando o item cesta básica como obrigatório, aí sim o direito deverá ser concedido, mas apenas durante a vigência do Acordo Coletivo de Trabalho.

Att

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 16 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2007 | 10:35

Bom dia Iriani,

nesse caso, como a cesta básica se trata de acordo coletivo de trabalho, possuindo então natureza indenizatória, como não integra o salário para base de cálculo. ..não sofrerá descontos (INSS, IRRF...), e nem pagamento de FGTS.

Conforme nos termos da Lei nº 6.321, de 14/04/1976, de seus Decretos regulamentadores e da Portaria GM/Mtb nº 1.156, de 17/09/93
(D.O.U. de 20/09/93).




abç!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva


CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2007 | 12:15

Olá

Lembrando que...

A empresa que fornece cesta básica ou ticket alimentação, deverá se cadastrar junto ao PAT, (Programa de Alimentação do Trabalhador) e poderá descontar até 20% do valor do benefício concedido a tal título.

Att

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
celso aguiar duarte

Celso Aguiar Duarte

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 20:00

Olá amigos, Como escriturar a cesta básica obrigatória da construção civil paga em dinheiro(R$190,00), e se ela pode ter alguma dedução de impostos em uma empresa do lucro presumido?
Por favor se possivel me passe detalhado passo a passo a contabilização, Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.