x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.036

recolhimento Inss socio pro labore

Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 17:28

O caso é o seguinte:

eu fiz abertura de uma empresa, simples nacional, porém ainda como a empresa não tem funcionario registrado, eu entrei no site da previdencia para calcular a guia GPS, porém a mesma não saiu com o desenho de cod de barras, calculei sobre um salario de 622,00 11%, só que é de dezembro, então já fiz errado, pois o salario era 545,00, só que na verdade o socio não pagou( coloquei a guia de dez/2011 para vencer em 20/01/12, quando na previdencia me informaram que deveria ser recolhida 15/01/12, ai como o socio não pagou, e era a primeira contribuição a recolher, me informaram no fone 135 que não poderia ter atrasado de jeito nenhum, e me falaram que eu tenho que ir na agencia do inss para resolver isso, quero saber se tem outra forma de resolver isso?
eu ainda não tenho a conectividade desta empresa, por isso fui no site da previdencia,...
grata
Tania

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 17:41

Se ele é sócio da empresa, a GPS deverá sair no nome da empresa.
Você fez uma GPS de autônomo/facultativo, cujo vencimento é no dia 15.
O correto nesse caso é fazer retirada de pro labore, informar na GFIP.
Se você trabalha num escritório de contabilidade, dá para usar a Conectividade dele, pelo menos até a empresa obter a dela.

JOSE CARLOS NAIS

Jose Carlos Nais

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 17:43

Se a empresa estiver sem movimento de faturamento, não tem obrigação de recolhimento mesmo sobre prolabore.

Mas tem que ser repassada as informações por GFIP, isso pode ser feito quando houver a primeiro faturamento e acontecer a obrigatoriedade de recolhimento de INSS

Atenciosamente:

JC

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.