x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 2.907

Previdência Social de Tecnico em Contabilidade

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 11:27

Bom dia,

Por gentileza me ajudem a esclarecer uma dúvida:
Sou Tecnica em Contabilidade e possuo o CRC, sou registrada em uma empresa exercendo esta função no horário de 8:00 as 18:00. Estou querendo também trabalhar em casa na mesma função e pensei em me inscrever no MEI (Empreendedor Individual), posso fazer esta opção e continuar a trabalhar na empresa?

Entendo que posso, desde que trabalhe em outro horário, mas tenho dúvida se sou obrigada a cumprir uma carga horária determinada e como fica o caso das contribuições da previdência, já que serão recolhidas duas vezes e o que muda na aposentadoria.

Talvez a pergunta possa parecer tola, mas é que trabalhei 15 anos na area fiscal e ainda tenho muito que aprender da parte trabalhista por isso a pergunta, mas já estou procurando cursos para me capacitar.

Se puderem me ajudar ficarei agradecida


Valéria

Fabiano Silva de Sant

Fabiano Silva de Sant

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 11:58

Bom dia, Valéria.

Eu possuo inscrição estadual como MEI tambem. Até hoje, a única coisa que li que é restritivo você ter uma empresa MEI é se você for sócia de uma outra empresa.

Não tenho a base legal no momento. Mas acredito que no seu caso não haja nenhum problema.

FRANCISCO ROMERIO TEIXEIRA DO NASCIMENTO

Francisco Romerio Teixeira do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 12:03

Bom dia!


Valeria,

A inscrição no MEI nada interfere no que diz respeito ao fato de voce estar trabalhando, no que se diz respeito ao horário. Se sua empresa permite que voce possa resolver assuntos pessoais no seu horário de trabalho, por ventura voce pode trabalhar em horário fora do horário trabalho ou mesmo a possibilidade de ter um funcionario para auxiliar, se for o caso (funcionario contrato pelo MEI).

Quanto a contribuiçao ao INSS voce terá duas contribuições, uma referente a empregado e outra contribuinte individual - microempreendedor.

Na sua aposentadoria, será realizado a pesquisa do anos de contribuiçao e o próprio INSS identificará o fator previdenciario e valor a receber mensalmente referente a contribuição.


Boa sorte ai nessa nova empreeitada da vida.!!!

Romerio Teixeira.
Tec. Contábil
Analista de Auditoria
[email protected]
VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 14:54

Agradeço a resposta tanto do Fabiano quanto ao Francisco, mas estive pensando: tem alguma vantagem eu ser empregada e empreendedor?
Pois por um lado talvez fosse melhor eu me desligar como funcionária desta empresa e fazer a inscrição no MEI e continuar a trabalhando na empresa emitindo NF de honorários para ela, pois se ficar contribuindo 2 vezes terei algum beneficio? E ficando no MEI posso trabalhar para outras empresas, o problema é ultrapassar os 60.000,00 não é?
Me ajudem mais uma vez...

FRANCISCO ROMERIO TEIXEIRA DO NASCIMENTO

Francisco Romerio Teixeira do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 15:09

Acredito valeria, que seja o ponto de voce solicitar o desligamento da empresa onde trabalha, mesmo pelo fato de voce estar trabalhando ja algum tempo, e no final voce sairá perdendo quanto ao FGTS que por pouco que seja o mesmo se acumulando será de grande valia.

O fato de faturamento voce deve provisionar quanto mensalmente irá faturar para nao cair na ilusão ao fato de ser do MEI, que para o governo tao logo este será uma empresa do Simples Nacional, pelo espirito empreendedor da maioria destes.

Quanto a Contribuição ao INSS como falei anteriormente, serao duas contribuiçoes distantas, que no futuro no seu calculo para aposentaria somarao e serão base para calculo de sua aposentaria e beneficios .

Romerio Teixeira.
Tec. Contábil
Analista de Auditoria
[email protected]
Gustavo Henrique de Souza Lima

Gustavo Henrique de Souza Lima

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 15:46

Valéria,

Boa tarde!

Pelo que li em seus posts, você tem grande experiencia na érea fiscal.

Estou nessa área a apenas 1 ano (como assistente), recebi uma proposta para Analista Fiscal e estou precisando de alguns materiais para estudo, pois ainda me sinto um tanto inseguro.

Você tem algum material que possa disponibilizar aqui no fórum?

Grato!

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 16:21

Gustavo,

Eu leio muito mas as vezes também me sinto insegura e quando acontece pesquiso muito até compreender o que preciso, e tenho o costume de tudo que acho interessante e que tem haver com a atividade da empresa que faço, adciono nos meus favoritos e vou anotando em pastas de acordo com o assunto.
Qual material pois na area fiscal tem parte federal, estadual e municipal?Tributos, declarações,mas lembrando que em MG mudam algumas coisas no que diz respeito aos impotos estaduais e municipais não é?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.