x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.741

Custos CLT e PJ e Autônomo

Fernando

Fernando

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sábado | 4 fevereiro 2012 | 09:10

Olá,

Gostaria de um auxílio na tomada de uma decisão.

Tenho uma oportunidade de emprego, onde o salário bruto será R$ 3000,00.

Posso trabalhar como for mais conveniente para mim, CLT, PJ ou até mesmo como autônomo. Resta saber, o que é mais interessante.

Vale ressaltar que caso eu escolha algum regime diferente do CLT, eu receberei os valores de fgts, férias e 13 somados no salário bruto.

Peço ajuda no entendimento dos reais custos para mim e para a empresa.

A empresa é prestadora de serviços, registrada sob o regime lucro presumido.

Se eu for CLT, quanto a empresa gastará comigo com um salário bruto de 3000 e quanto eu receberei? Por favor, discriminar os reais valores de fgts, inss, férias, IRPF, ISS, entre outros impostos que não faço idéia.



Se eu for PJ, quanto a empresa pagará por minhas notas? Poderei emitir apenas 1 nota por mês? Qual regime eu registraria minha empresa para pagar menos impostos?

Se eu for autônomo, além do iss que terei que pagar na nota municipal, como será o cálculo do meu imposto de renda? Quanto a empresa pagará pela nota de um autonomo, é diferente de uma nota empresarial?


Por favor, ficarei grato com as informações.

Obrigado



kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Sábado | 4 fevereiro 2012 | 14:41

Fernando, antes de se pensar em custos, devemos observar o que manda a Lei.

Não existe a possibilidade de contratar por outra via que não seja a CLT o empregado que se submeta a subordinação. Qualquer outra forma de contratação nada mais é que tentativa de burlar a Lei.

Não se pode optar em contratar via CLT ou como Autônomo. São contratações díspares, aspectos da relação trabalhista totalmente conflitantes. O autônomo, por ex., pratica a livre concorrência, não tem hora de expediente, não tem subordinação.

O PJ é uma entidade jurídica, equivalendo a uma empresa.

Diante disso, recomendo que observe melhor a real intenção de seu possível futuro contratador. Seria ele quem deveria explicar a vc quais as vantagens e desvantagens.

Aqui no forum Contabeis não auxiliamos a dobrar a Lei ao bel-prazer do interessado. Não ajudamos a escolher a melhor maneira de descumprir com a legislação.

Por isso, fica o alerta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.