x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.523

Reajuste Salarial

Maria Aparecida

Maria Aparecida

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Sábado | 4 fevereiro 2012 | 23:36

Olá!

Trabalho numa Industria de Confecção, e fui contratada para ganhar 2 salários mínimos, reajustáveis empre quando o Valor do Salário mínimo aumentasse, e não rejustável coma Convenção doSindicato da Empresa. Pois todos os funcionários recebem reajuste de acordo com o Acordo Coletivo. Mas em conversa com o Proprietário da Empresa, ele me esclareceu certa que vez, que jamais meusalário seria aumentado junto com as demais funcionárias, já que meu cargo não faz parte da parte da "Produção" (os demais funcionários são costureiras(os)), disse sem meias palavras que somente seria reajustado quando houvesse aumento do Salário mínimo. Dito isso, realmente todo ano quando salário aumenta ele reajusta o meu (já trabalho lá há seis anos), tenho todos os olerites guardados, e tenho como comprovar isso. Esse ano em específico eu notei pelas Folha de pagamento (Olerite) que ele não reajustou meu salário, ainda não conversei comele sobre isso, pois receberemos só na 3ª feira, dia 07/02. Mas tenos 1 funcionária em outra cidade proxima da nossa, que ocorreu o mesmocomela, e ele lhe disse que já que ela ganha acima do mínimo não tem obrigação de aumentar o salário dela. Ele pode fazer isso mesmo? O reajuste salaria não é obrigatório caso ganhemos acima do mínimo? Por favor, gostaria de ter a explicação "na Lei" para que possa argumentar com ele. Grata.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Domingo | 5 fevereiro 2012 | 20:03

Acho estranho essa prática de separar o reajuste do pessoal de produção do pessoal de administração.

Convêm que vc consulte seu Sindicato. Acho que vc já ouviu isso antes, que é o Sindicato que reajusta o piso da categoria.
Vc já deveria ter feito contato com o Sindicato do segmento da atividade da empresa para saber se os empregados do setor administrativos tmb se incluem no quadro da categoria.

Mesmo que houvesse essa separação o reajuste salarial é devido à todo trabalhador, se a empresa aplica essa diferença entre setores deverá, então, na falta de um Sindicato próprio para os da administração aplicar o piso estadual de MG, que tem reajuste anual.

Aqui seguem alguns Sindicatos que podem ser o de sua categoria:

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem de São João Del Rei CNPJ. : 24.739.252/0001-03
Av. Leite de Casttro, 199 – Fábricas – São João Del Rei/MG – CEP.: 36301-182 Oculto

Sindicato dos Oficiais, Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores na Indústria de Confecção de Roupas, Cama, Mesa e Banho de BH e Região Metropolitana.E-mail: @Oculto http://www.soacbh.com.br

Vc pode tentar junto ao Sindicato Patronal, ou a Federação dos Trabalhadores na Indústria de Confecção, saber em qual Sindicato vc se enquadraria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.