x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 10.441

Designer autônomo

Renato da Silva Faria

Renato da Silva Faria

Iniciante DIVISÃO 3, Designer Gráfico
há 12 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 14:46

Caros colegas, em primeiro lugar parabéns pelo ótimo Fórum!!! Já consegui tirar várias dúvidas lendo os tópicos postados.

Estou me formando em Design (Gráfico e Digital) e pretendo trabalhar como freelancer. Sou leigo nas questões contábeis e tenho muitas dúvidas:

1 - Posso prestar serviço de Web Designer para uma empresa e emitir um recibo simples? Posso declarar estes recibos no meu imposto de renda?

2 - Preciso obrigatoriamente ter registro de autônomo para prestar serviços nesta atividade?

3 - Fiz uma pesquisa no site da Prefeitura/RJ e meu endereço residencial não tem alvará aprovado para Home Office. Neste caso, como faço para tirar o registro autônomo? Prciso alugar uma sala comercial? Posso sublocar?

4 - Tenho inscrição no INSS. Posso emitir RPAs sem inscrição na prefeitura?

Desde já agradeço a atenção.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 15:04

Ola Renato,

Seja bem vindo.

1. Pode prestar serviço sim, se a empresa não exigir a NF de serviços, voce poderá emitir um RPA, mas terá retenção de 11% de INSS.
2.Se sua profissão tiver algum registro, seria bom voce faze-lo.
3.Neste caso voce precisaria procurar um imovel que possa ter uma atividade comercial/serviços para um possivel alvará de funcionamento.
4.Eu aconselharia voce abrir inscrição na prefeitura para evitar futura fiscalização e multas.

Abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Renato da Silva Faria

Renato da Silva Faria

há 12 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 15:18

Olá Jose,
Muito obrigado pelas respostas. Seguem mais algumas dúvidas destes tópicos.