x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 8.905

Dois numeros de PIS / Aposentadoria

Lucas da Rocha

Lucas da Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 21:56

Boa noite,

Prezados,

Estou aqui pois estou com alguns problemas, aqui vamos:

1) Temos em nossa empresa, varios casos de sócios administradores, que estão com 02 numeros de PIS, como? O primeiro é informado por eles, muitas das vezes por um cadastro feito na Caixa Economica, neste aparece Numero de Identificação do Trabalhador e o outro é quando puxamos no site da Previdência ou fazemos uma consulta para verificar o numero de PIS deles. Quero saber como dever proceder? O que faço, qual Numero de PIS devo considerar para fazer o recolhimento de INSS desses ´sócios, alguns recolhem como PF e outros como PJ. Gostaria que me sanassem essa dúvida, se possivel com base em alguma lei ou norma dada pela Previdencia, para que possa ter base para informar ao Cliente.

Muitas das vezes tenho procedido, levando o numero a ser considerado o que eu encontro no site da Previdencia, se estiver o que eu faço também? Por favor me ajudem.

2) Dúvida também sobre Aposentadoria.

Como é o processo de aposentadoria, não me refiro a como dar entrada, mas sim como é feito o calculo do INSS para fazer o pagt do salario apos o sócio se aposentar. Qual seria o calculo? A partir de quando ele passa a considerar para fazer a média para pagt? Estou com uma sócia que deseja saber estas informações, pois esta prestes a se aposentar e uma outra que ainda falta um pouco de tempo para aposentar, mas desde agora ja deseja contribuir com um salario entre 1500 a 2000, para que quando for se aposentar venha a receber do INSS um valor aproximado a este. Alguém pode me dar essa luz.

Se possivel, me responda no email ou aqui mesmo.

Obrigado!

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles." (Bob Marley)
Lucas da Rocha

Lucas da Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 21:58

Alguem sabe me responder?

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles." (Bob Marley)
Mariana Uzuelli

Mariana Uzuelli

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 08:51

Lucas,

Quanto ao número de PIS, ao meu entendimento você deve considerar o número que você consulta no site da Previdência Social.
Porém, é possível que estes sócios tenham algum recolhimento de INSS no outro número também. Talvez um número seja de PIS, e o outro seja de NIT, e antigamente a Caixa Econômica Federal ainda não fazia a unificação no número do PIS com o NIT, quando algum trabalhador fosse cadastrá-lo. O ideal é que se faça uma consulta no INSS para saber se há recolhimento nestes dois números, e solicitar uma unificação, pois quando este contribuinte for se aposentar, poderá ter algum tipo de problema, como por exemplo, algum tempo de contribuição faltando que este estará no outro número.

Espero ter ajudado.

Att.

Mariana Uzuelli

-
Mariana Uzuelli
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 17:46

Ola lucas,

Para simular o valor da aposentaria, o inss dispoe de uma pagina no seu site para calculo, aqui, ou melhor, la em baixo /.
../ www5.dataprev.gov.br Abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Lucas da Rocha

Lucas da Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sábado | 10 março 2012 | 10:37

Muito obrigado pelas informações.

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles." (Bob Marley)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.