x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.249

Cancelamento de admissão gera indenização?

RICARDO AUGUSTO OKADA

Ricardo Augusto Okada

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Adm. Financeiro
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 19:01

Boa noite grupo....
Estav participando de algumas entrevistas, onde semana passada fui chamado para começar dia 12/03/2012 , mas não assinei contrato ainda, passo emails e não me retornam, acabei me desligando da empresa atual.Caso a não efetivaçao desse novo trabalho, gera alguma indenização, cabe entrar com uma ação na empresa?

Grato
Okada

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 19:21

Prezado Ricardo,

Não sei se desanima dizer que indenizações por danos morais e materias no Brasil, é algo que está longe de ser como nos Estados Unidos, que a indenização reparadora/compensadora quase enriquece o autor da demanda.

Aqui no Brasil, pede-se 100 salário mínimos, ganha-se 10 salários minimos, apenas um exemplo, é possível ver o que estou dizendo em pesquisa na propria world wide web.

Uma indenização para existir, deverá ser provado o dano causado, e para isto dependerá de provas.

A situação apresentada por você, demandaria cautela por sua parte, pois a palavra, a promessa é válida na minha humilde compreensão, desde que você provar que ela foi feita, por exemplo troca de e.mails.

Prova em direito é algo importantíssimo, muitas vezes você tem direito, mas não tem prova, perde a causa, ou a prova é frágil, fácil de ser contestada.

Não sou advogado sou contador, mas leio um pouquinho sobre temas na área do direito, talvez em razão do meu ofício, e também confesso que adoro o direito, embora a sua subjetividade me assuste, bem como a vaidade de certas pessoas que ocupam determinados cargos me assuste também, pois interfere na decisão mais apropriada para uma determinada demanda.

Enfim, devo dizer que na minha visão cabe indenização sim, mas você que provar que houve promessa, e que por exemplo você desligou-se do seu atual emprego em razao desta promessa, e deverá demonstrar o dano causado, por exemplo se pediu a conta sem dar aviso, já terá um dano material configurado, o dano moral este poderá "viajar" no sentido de argumentar muitas coisas, a exemplo de uma situação emocional por estar desempregado pelo motivo da promessa nao cumprida.

Eu, particularmente não perderia o meu tempo acionando a empresa que iria me contratar, adotaria esta experiencia para nunca mais fazer o que eu fiz, ou seja, desligar-me sem ter um contrato assinado, nao só isso, que neste contrato tivesse clausula de multa caso a empresa mudasse de opiniao quanto a minha contratacao.

Digo ainda, que talvez eu tivesse a humildade, dependendo dos motivos da minha vontade de desligar-me da empresa atual de pedir reconsideracao em relacao ao meu pedido de desligamento, logico se eles nao soubessem que eu ja estava buscando emprego, pois se voce é pai de família, sabe que embora voce seja capacitado emprego não é algo tão fácil de se conseguir.



Não sei se te ajudei muito, mas esta é a minha opiniao.

Cordialmente,

CSL





https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.