x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 5.753

PIS errado no INSS

Walkiria de Andrade Gaião

Walkiria de Andrade Gaião

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 01:11


Olá amigos.
Estou estreando no fórum e com um 'abacaxi' sem tamanho para descascar!
Uma funcionária foi admitida em 1996 e apresentou na ocasião o PIS do marido (?!). O equívoco só foi constatado em nov/2010 sendo a correção realizada na Caixa, mas não no INSS.
Alguém poderia me dizer se existe alguma maneira de proceder com a correção junto ao INSS, sem que seja enviando SEFIP/GEFIP retificadora, competência por competência, de nov/2010 a set/1996????
obs: Não temos os backup's automáticos (antes do fechamento da sefip) para simplesmente alterar para modalidade '9'. Teria que ser tudo digitado de novo, e temos mais de 150 funcionários (???!!!). Para completar, a funcionária em questão quer dar entrada na aposentadoria!

Grata

Walkiria

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 01:18

Bom Dia,

Prezada Walkiria,

A minha sugestão é que você se dirija a Previdência e relate esta situação, pois de fato ela é bem complicada, e analise a orientacao do atendente.

Antecipo que na minha compreensão, isto deveria ser relatado via processo administrativo, onde voce informaria o erro, e solicitaria a retificacao do periodo citado, deixando para a previdencia se manifestar o procedimento mais adequado para esta correcao.

Espero ter ajudado.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.