x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 5.216

Menores Aprendizes FGTS e INSS retroativos

Carlos Valdenei

Carlos Valdenei

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 11:43

Prezados, primeiramente gostaria de agradecer a todos que contribuem com o SITE respondendo as perguntas.

Estou com dúvida sobre recolhimento retroativo de fgts e inss para menores aprendizes, contratamos alguns menores aprendizes no dia 01/03/12 porém a data de registro tem que coincidir com a data de inicio do curso, 23/01/12, conseguentemente teremos que recolher os encargos retroativos e com multa, o SENAI não tinha menores aprendizes disponíveis ates do curso e liberou somente depois.

Nunca fiz um recolhimento de FGTS e INSS em atraso, como devo me proceder? Será feito pelo SEFIP? O INSS deverá ser calculado pelo site (geração da guia com multa) ou pelo SEFIP tbem? Quais códigos de movimentação deverei usar?

Ficarei muito agradecido se alguem puder me ajudar.

Lembrando que meu sistema já esta parametrizado corretamente, fgts menores 2% e cód. mov. sefip 07.

Obrigado a todos.

Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 01:14

Carlos,

Voce precisa realizar a contratação com data de janeiro e gerar nova SEFIP informando o recolhimento em atraso.

O sistema do conectividade vai gerar prá voce a guia do FGTS com multa. A guia dp INSS voce precisa calcular com base na tabela disponivel no site da previdência.

Se tiver informado alguma sefip destes aprendizes, a mesma deve ser retificada. Ou seja, é preciso emitir e enviar todas as sefis em ordem cronológica.

Não esquecer de retificar o CAGED.

Espero ter colaborado

Atenciosamente,

Atenciosamente,

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br
Carlos Valdenei

Carlos Valdenei

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 09:10

Muito obrigado pela colaboração Paulo, ajudou D+! Usamos microsiga aqui, vou ver se consigo gerar os arquivos para exportar para SEFIP e calcular as guias com multa.

Obrigado,
Carlos

Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.