x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.131

Redução da Jornada de Trabalho

Lidiane

Lidiane

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 15:48

Tenho uma dúvida quanto a uma empregada que trabalhou por um ano na empresa em período integral, aí por motivo de estágio e não poder trabalhar o dia todo, passou a trabalhar meio período . O salário também veio a ser proporcional ao período trabalhado, agora que fazem três meses que mudou o horário, ela pediu demissão. Pergunto: está correto fazer os cálculos da rescisão pelo salário atual? e como ficam as férias vencidas?

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 20:15

Art. 487 CLT beneficia o empregado a receber verbas rescisórias de acordo com o aumento recebido pela classe ou setor.

O reajuste salarial ocorre sempre a partir da data estabelecida em acordo ou convenção coletiva de trabalho, ou seja, se o empregado cumpre o aviso de um mês para outro e o reajuste ocorrer a partir do mês que termina o aviso, este empregado terá direito ao aumento salarial somente sobre o saldo do mês em que houve o reajuste, já que sobre os dias de aviso recebidos no mês anterior, o reajuste não era devido.

O cálculo das demais verbas rescisórias devidas no término do aviso prévio como 13º salário, férias integrais ou proporcionais indenizadas, entre outras, deverá ser feito com base no salário já reajustado, inclusive para efeito de apuração de médias de adicionais como horas extras, adicional noturno e demais parcelas variáveis que integram as médias.


Esta seria a atitude correta se fosse o caso, na verdade o que houve foi uma mudança na carga horária, e não um reajuste de salário, por isso o cálculo deve ser proporcional.

Vamos supor, se a funcionária trabalhou 9 meses em período integral e três meses em meio expediente TEM DIREITO há receber nove meses de férias vencidas sobre o período integral e 3 meses sobre meio expediente, e desta mesma forma será para todas as verbas rescisórias.


http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/avisoprevio_reajuste.htm

Att, Bruna

"... vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.