x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 962

Terceirizado aciona condomínio

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 16 março 2012 | 11:01

Prezados colegas,

Mais uma vez venho pedir auxílio ao Fórum.

Pois bem:

Um cliente meu é síndico de um condomínio e quer saber se um operário de um dos condôminos (pessoa física), pode acionar o MTE contra o condomínio?
Expliquei que não, a princípio, mas fiquei de encontrar um embasamento legal... Ainda não encontrei na CLT nem na jurisprudência.

Conto com a ajuda dos colegas!

PETTERSON DE MORAES PACHECO

Petterson de Moraes Pacheco

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 16 março 2012 | 11:15

Cassia,
A principio não, uma vez que o Condominio (Pessoa Juridica) não possui nenhum tipo de vinculo com o funcionário de um Condômino quer seja ele operário ou empregado doméstico! Acredito que em caso de reclamação trabalhista por parte desse operário cabe ao mesmo comprovar o vinculo que supostamente mantem com o condominio! Sendo assim eu sugiro que o condominio controle o acesso dos prestadores indicando o apartamento do trabalho ou visita bem como o horário que o mesmo entrou e saiu das dependencias do Condominio. Mas... como a Justiça do Trabalho é demasiamente voltada para o lado do empregado nada impede do mesmo entrar com o pedido de vinculo trabalhista, mas como falei anteriormente cabe a ele comprovar o vinculo!
O que o Sindico não pode fazer é usar esse cidadão para tarefas no Condominio, do tipo ele trabalha nessa residencia até as 14:00hs e depois o Sindico usa os serviços dele para o condominio, numa especie de "bico"! Quanto ao embasamento legal acredito que não há nada que se encaixe a situação!
Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.