x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.315

Desconto do Aviso Prévio

Josiane Morais

Josiane Morais

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 14:29

Sou empregada de uma empresa a 13 meses, e sou umas das sócias de outra empresa a 4 meses, vou pedir a conta da empresa que eu trabalho atualmente, para me dedicar somente na empresa em que sou sócia, tenho que cumprir os 30 dias de aviso prévio ?

Josiane Morais
PRISCILLA FLORENCIO DA SILVA

Priscilla Florencio da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 14:39

Josiane,o aviso prévio tem por finalidade evitar a surpresa na ruptura do contrato de trabalho, possibilitando ao empregador o preenchimento do cargo vago e ao empregado uma nova colocação no mercado de trabalho. Sendo assim caso não ocorra esse aviso antecipado a parte que romper o contrato de trabalho deverá indenizar a outra parte em 30 dias.

thamerson rosa pires

Thamerson Rosa Pires

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 14:43

Josiane.

Caso você não cumpra o aviso prévio a empresa poderá descontar de os dias, o fato de você ser sócia de uma empresa não isenta de direitos e deveres trabalhista em relação a empresa a qual você é empregada.

Base Legal.Art. 487 § 2º da CLT.

À disposição,

Thamerson R. Pires
Josiane Morais

Josiane Morais

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 16:33

Entendi. É que já fui "isentada" de cumprir o aviso de uma empresa que pedi a conta, pois já estava com outro emprego arrumado, pensei que no caso de ser sócia era a mesma coisa. Mas não é né?

Josiane Morais
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 08:49

Josiane, essa liberação que vc recebeu se baseou numa permissão expressa na Convenção Coletiva do Sindicato de sua categoria ou do segmento da empresa, de outra forma não seria possível.

Alerto para o fato de que nem todo Sindicato concede este benefício, aliás, são poucos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.