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Cartão Ponto - Dúvida

Paula Aparecida

Paula Aparecida

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 16:13

Prezados, boa tarde,
Gostaria de esclarecer uma dúvida, tendo em vista que não encontrei qualquer preceito legal a respeito:
A dúvida é se em uma empresa que tenha controle eletronico de jornada através de cartão de registro em formato de crachá, os funcionários devem levar o cartão após o expediente ou se pode ser criado um quadro de cartões para depósito dos mesmos ao lado do relógio de registro.
Isso por que a empresa está enfrentando dificuldades para que os funcionários registrem corretamente o horário de sua jornada, tendo em vista que estes alegam que "esquecem" de bater o cartão, quando não alegam esquecer em casa o próprio cartão.

Por gentileza, se alguém puder me dar uma opinião a respeito!

Att.

PRISCILLA FLORENCIO DA SILVA

Priscilla Florencio da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 16:31

Paula, os funcionários devem ter em suas mentes que isso trata-se de um meio que a empresa tem de controlar faltas e horas excedentes. Ocorreu um caso comigo onde a empresa alertava todos os dias sobre o preenchimento do ponto e os funcionários que deixassem de assinar tinham o ponto cortado a partir da última hora que foi registrada, pois a empresa não tem como saber se eles estavam na empresa e esqueceram de bater o ponto ou se de fato não estavam, com isso eles próprios foram se educando e passaram a preencher corretamente.
Eu te aconselho a criar o quadro de cartões que fiquem em posse da empresa e acessível para os funcionários para que não tenha a desculpa de que esqueceu em casa.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 16:32

Ola Paula,

Recomende aos seus colaboradores a deixar os devidos craxas (cartão de ponto) em seu local de trabalho apos o termino do expediente. Assim evitará que os mesmos deixem de marcar o ponto. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Rodrigo Ricardo

Rodrigo Ricardo

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 16:36

Boa tarde Paula!

Não há problema algum em deixar o cartão na própria empresa, aqui na empresa existe um quadro de cartões. Em alguns pontos a empresa deve ser rigorosa para que o novo processo funcione. Algumas como exemplo em shoppings mandam o funcionário voltar para casa, mais mesmo assim dificil acontecer.

Sendo que não há problema algum em você marcar manualmente a marcação sendo que para toda marcação manual de acordo com a nova lei deve haver uma justificativa, aqui coloco pendência de marcação. Aqui esta funcionando perfeitamente, utilizo o DMPREP da DIMEP.

"O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios."
Jairo

Jairo

Bronze DIVISÃO 2
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 19:13

Boa noite, Paula,

Não há problemas sobre deixar os crachás na própria empresa para o registro da jornada de trabalho, tendo em vista que mecanismos mais antigos (cartões) ficavam na empresa, ao lado do próprio ponto. O problema é que outros funcionários poderão registar o ponto para seus colegas, de forma a burlar o correto registro dos dados.

Minha sugestão é a implantação do ponto eletrônico por Biometria, onde o registro é feito pelos dedos das mãos. Assim, ninguém esquecerá o "dedo" em casa, e a empresa terá informações cada vez mais precisas e imunes de fraudes. Não é um investimento alto, e compensa pela eficácia de seus controles, bem como o atendimento a Portaria Nº 1.510, de 21 de agosto de 2009.

Paula Aparecida

Paula Aparecida

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 09:20

Prezados, bom dia

Obrigada pelas respostas, as orientações prestadas por vocês me ajudaram muito.
Quanto à sugestão do Sr. Jairo para implantação do controle biométrico, a empresa implantou tal sistema mas algum funcionário descontente(até mesmo pelo fato de não poder ter esse "coleguismo" de uma pessoa passar o cartão para a outra), pasmem, danificaram (perfuraram)o leitor das digitais com um canivete por isso a empresa passou a adotar o sistema de cartão (crachá).

Fiquei muito satisfeita com a orientações de vocês!

Novamente muito obrigada!

Abraços

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