x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 4.159

Cálculos de RPA para Desenvolvimento de Sistemas

Geancarlo Rissatto

Geancarlo Rissatto

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 16:35

Boa tarde.

Busco informações sobre os cálculos para emissão de RPA referentes à atividade de Desenvolvimento de Sistemas.

Existem duas frentes em minha dúvida: Como calcular os tributos e emitir o RPA corretamente e recolher os devidos tributos, ou então, se for uma melhor maneira, como realizar a venda de produtos de software: é necessário uma empresa com CNPJ para este tipo de comercialização? Ou como autônomo eu posso vender licensas de uso e código fonte de aplicações emitindo um RPA para o adquirente?

SERGIO LUIS CANTAO JUNIOR

Sergio Luis Cantao Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 17:05

Boa tarde

Quanto ao RPA cada vez que você emitir o seu cliente irá descontar do seu pagamento 11 % a titulo de INSS e você no terá que recolher geralmente até dia 15 do próximo mes, uma GPS com 20 % sobre a soma de seus RPAs emitidos no mês anterior. Deverá também fazer calculo do IRPF.

Se você trabalha com software de prateleira (windows ou outros), você deverá abrir uma empresa comercial para poder fazer as vendas já se for um sistema elaborado por você, poderá trabalhar na pessoa fisica emitindo RPA.

Geancarlo Rissatto

Geancarlo Rissatto

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 17:28

Sergio, obrigado pela resposta, porém continuo com algumas dúvidas:

Do que se trata a GPS? Como faço a emissão da mesma?

E o imposto sobre serviço?

E trabalho com software desenvolvido por mim mesmo, portanto posso emitir o RPA.

Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 00:10

Geancarlo,

As empresas que vão contratar os seus serviços é que vão reter o INSS, O Imposto de renda (se for o caso) e o ISSQN (se for o caso).

É comum inclusive a própria empresa emtir o RPA. Ao vender o seu serviço voce precisa negociar o pagamento em RPA, pois a empresa tem um custo de 20% de INSS sobre o valor que ela te pagar.

Na minha opinião o RPA fica muito caro prá você, devido aos impostos e as empresas evitam utilizar esta forma de pagamento devido ao custo do INSS.

Pode se mais interessante abrir um empresa, procure um contador que ele vai te auxiliar a avaliar qual a melhor alternativa no seu caso.

Atenciosamente,

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br
LUCIANA SCHELBAUER

Luciana Schelbauer

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a) Financeiro
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 14:48

Boa tarde, Paulo Cleomar,

Por gentileza, você pode me ajudar em uma dúvida?
Uma empresa que trabalha com profissionais autônomos (que pagam por RPA) precisa reter ISS caso este não recolha ISS anual?
É possível não reter esse imposto que fique a cargo do profissional autônomo que não possui empresa?

Luciana Schelbauer
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 16:08

Boa tarde, Luciana Schelbauer


Por favor, procure por estas informações na sala de "Legislações Estaduais e Municipais".


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.