x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 8.833

Atestado médico para enteada

Josiane Morais

Josiane Morais

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 10:23

Sou casada, e meu marido tem 2 filhos que moram com a gente, meus enteados.
Preciso me ausentar do trabalho para leva-los no médico, o atestado de acompanhante vale pra mim como madrasta?

Josiane Morais
Izabel Souza

Izabel Souza

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 11:35

Josiane, bom dia!

Geralmente o atestado para acompanhante atende somente as maes/ou pais.
No entanto verifique se a CCT da empresa em que trabalhe tem clausula especifica para esta situação.

Ate mais
Isabel

"O que realmente importa é sermos nós mesmos, viver o hoje intensamente e acreditar que tudo acontecerá de acordo com nossas escolhas."
MARIA LUIZA NUNES NÁPOLES MOREIRA

Maria Luiza Nunes Nápoles Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 15:41

Josiane,

Pela CLT não é aceito atestado para acompanhamento de filhos nem para os pais.

Esses atestados são aceitos por convenções coletivas.

Vai depender de que situação a convenção segue, se é permitido ou não para filhos.

Também vai depender se suas enteadas são suas dependentes (judicialmente) e da idade de cada uma (geralmente nas convenções acompanhamento de filhos tem idade máxima estipulada).

Nesse caso, além de confirmar em convenção, vale a pena conversar com seu supervisor imediato que, dependendo da gravidade e da situação poderá muito bem compreender a situação e levar à um posicionamento ao RH de banco de horas, desconto ou ausência justificada.

Espero ter ajudado.

Maria Luiza Nunes Napoles Moreira
Analista de Recursos Humanos
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.