x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.910

Pagamento de terceiros

Carla Barbosa

Carla Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 11:17

Olá pessoal.
Gostaria de contar com a ajuda de vocês para resolver uma situação. Eu sou arquiteta e há um tempo atrás eu abri uma empresa. Eu presto serviço para uma outra empresa que não paga autônomos, só PJ. Então eu abri a minha empresa basicamente para emitir uma nota fiscal por mês, que era o valor do meu salário. Infelizmente, sei que na minha área muita gente trabalha dessa forma.
Há um tempo atrás, eu "contratei" um estagiário e ele continuou trabalhando comigo depois que formou. O que eu combinei com "meu chefe" é que eu emitiria a nota fiscal no valor do meu salário e do dele e estamos trabalhando assim há 2 anos.
Só que no ano passado ele recebeu uma herança e vai ter que declarar imposto de renda. A contadora dele fez mil perguntas sobre como ele recolhe imposto, se ele paga inss, etc. Como o meu acordo com ele é apenas verbal, ele não é meu funcionário, eu não sei o que fazer. Alguém poderia me dar alguma idéia? Ele poderia emitir RPA para mim? Quanto eu teria que pagar de imposto por causa desse RPA? Tem alguma outra forma de eu dar alguma comprovação de renda para ele?
Agradeço imensamente a atenção.
Abç,
Carla

Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 16:05

Carla,

Ele pode sim emitir RPA para sua empresa. Você vai reolher 20% de INSS e ISSQN (de acordo com a tabela de sua cidade).

Porque você não coloca ele como seu sócio na empresa? Os impostos podem ser menores.

Sugiro apresentar a seu contador a opinião acima.

Atenciosamente,

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.