x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 3.066

Sefip não está calculando os 20% da empresa

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 6 abril 2012 | 12:16

Pessoal, boa tarde!!

Estou fazendo sefip ref. a março/2012, com vencto em 07/04, porem, o calculo do gps está apenas com 8% do funcionário, será ouve alguma mudança?? a rotina é a mesma dos meses passado, não mudou nada. Tenho dois funcionários que foram registrados em 01/03/2012 e com salário total de 1400,00 acredito que o inss deveria ser 392,00, mas está aparecendo apenas 112,00, lembro eu uma das funcionárias tem salario familia de 22,00.

Desde já agradeço pela atenção de todos...

Mauricio

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 6 abril 2012 | 17:29

Paulo e Odelane, obrigado pela ajuda...

Odelane você está corretissima, é isso mesmo!! antes de março/12 eu fazia apenas o meu sefip como prolabore e o código que estava no sistema era 2003, quando registrei os funcionários não mudei o codigo, mas ja alterei para 2100. Obrigado!!

Odelane Nunes de Melo

Odelane Nunes de Melo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 6 abril 2012 | 18:26

Epa, epa, epa. Tem coisa errada aí amigo rsrs. Ou você é optante do simples ou não é, não tem meio termo. Se você for optante do simples o código 2003 está correto pois,o fato de você ter funcionário não muda nada, ou seja: Você só repassa o que é descontado dos sócios e dos funcionários. Mas se você não for optante deveria ter recolhido além do valor descontado dos sócios os 20% sobre a retirada de pró labore nos meses anteriores e declarado com o código 2100.
Qualquer dúvida manda "ae".

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 7 abril 2012 | 09:45

Odelane, bom dia!! é verdade mão entendo o que está acontecendo. Desisti do arquivo sefip que vem do software que uso e cadastrei manualmente os dados, mas mesmo assim continua dando errado. Agora cadastrei apenas os dois funcionários, sendo que um deles tem sal.fam. de 22,00 que já está informado, um funcionario de 650,00 e outro de 750,00. No sefip já está como "optante", cod. 2003, e quando vou verificar o valor do gps o valor está como 90,00 que equivale a 8% do gps - 22,00 do sal.fam.

Odelane Nunes de Melo

Odelane Nunes de Melo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 12 anos Sábado | 7 abril 2012 | 10:06

Bom dia
Vamos resolver:
PRIMEIRO: Você é ou não optante do simples?
Se for a sua GPS só deve ter um total a pagar de: Soma do INSS descontados dos funcionários mais os 11% descontados dos sócios, desse montante você deduz o valor pago como salário família. Se vc fizer essa conta e bater a declaração estará correta.
Se não conseguir manda os valores dos salários e do pro labore que calculo por aqui e te passo os valores.

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 7 abril 2012 | 20:08

Odelane, agradeço sua atenção!!

Vamos lá, não vou nem considerar mais o prolabore, e sim apenas os dois funcionários. O calculo que acredito que é o correto é o seguinte: são dois funcionários (sal. 650,00 + 750,00 = 1400,00):

- salario total ..... 1400,00
- calculo gps (28%).. 392,00
- sal. familia ...... 22,00
- total a pagar gps.. 392,00 - 22,00 = 370,00

esse seria o valor a pagar no gps/inss apenas dos funcionários.

Porem, quando eu faço o sefip, faço a simulação e visualizo o gps o mesmo está mostrando o valor de 90,00, que seria 8% do total que dá 112,00 - 22,00 do sal. familia. Ou seja, já vou pagar o fgts em atraso, pois o vencto que está na guia é 07/04.

Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 7 abril 2012 | 20:26

Mauricio,

Na GPS tem que ser recolhido o INSS patronal, terceiros, RAT e o desconto do funcionário.

Sugiro que reveja o percentual de 28% que você está calculando manualmente. Acredito que deve ser maior o valor a recolher.

Quanto ao cálculo errado do valor é questão de parametrização. Voce precisa olhar com cuidado todos os campos da SEFIP, veja na aba de orientações da própria SEFIP porque é difícil tentarmos ajudar sem vermos as telas.

Att.



Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.