x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 5.468

Ponto eletrônico

Sâmya Mendes

Sâmya Mendes

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 20:14

tenho uma empresa que presta serviços de segurança para outras empresas..(cessação de mão-de-obra) possui mais de 20 funcionários.. Como implantar ponto eletrônico...como funcionário baterá ponto???? terá que instalar uma máquina a cada posto (empresa) ??? estou muito confusa.. o que desobrigaria essa empresa a implantar esse sistema? qual melhor saída? sei que empresa com até 10 funcionários não é obrigada a ter livro/cartão de ponto.

não sei onde li (nem sei se é a respeito) mas algo a ver com empresa que é simples nacional não precisa ter ponto eletrônico... aff to doida com essas mudanças já...






Sâmya Mendes

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 20:45

Sâmya Mendes Boa Noite!

Nenhuma empresa é obrigada a utilizar o ponto eletrônico;
Até 10 funcionários as empresas estão dispensadas de utilizar qualquer sistema de ponto; Acima de 10 funcionários, a empresa pode utilizar o ponto mecânico ou eletrônico; Sendo que o sistema de ponto mecânico é bem mais barato do que o eletrônico;

Algumas empresas que tinham o sistema eletronico antigo; Preferam retornar ao sistema mecânico, do que atualizar seus sistemas de acordo com a nova legislação do ponto eletrônico; Fato que fez subir razoavelmente o valor do sistema do ponto mecânico; (aqui na região subio praticamente 100%) Mais o mecânico ainda é mais viavel para as pequenas empresas;

Att

Renato Colombo

Renato Colombo

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 08:57

Lembrando que, mesmo que empresa com menos de 10 empregados esteja desobrigada de controle de ponto, em uma reclamatória o ex empregado pode alegar que trabalhava 15 horas por dia e a empresa, sem o cartão de ponto para provar o contrário, fica com as mãos no bolso esperando sair o valor a pagar no processo

JOICY NASCIMENTO DE ARAUJO

Joicy Nascimento de Araujo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 15:57

Boa tarde.

Preciso de uma ajuda, aqui no escritório tem uma empresa com 12 funcionários( Microempresa ).Fiquei sabendo que seria obrigatório a utilização do novo Registro Eletrônico de Ponto - REP a partir de 03/09/2012, mas até a presente data a empresa ainda não está utilizando.
Gostaria de informação qual seria o procedimento para começar a utilizar o Ponto Eletrônico.

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 14:10

Joicy

É obrigatório o controle de ponto para empresas com mais de 10 funcionários, porém, não necessáriamente eletrônico. Pode ser manual (cartão manual, livro, ficha) ou mecânico (relógio ponto com cartão). Se OPTAR pelo eletrônico, aí sim tem que ser sob a nova regulamentação.
Att

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 14:45

É previsto que a partir de 03/09/12 as micro e pequenas empresas (MPEs) possam estar sujeitas às regras da Portaria 1.510/09 a, caso optem pela utilização do Controle de Ponto Eletrônico.
NÃO É OBRIGATÓRIO
Nenhuma empresa é obrigada a comprar o ponto eletrônico ou o REP.

Célia Oliveira

Célia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 23 julho 2013 | 09:17

Bom dia Prezados,

Minha dúvida é a seguinte, se a empresa tem menos de 10 funcionários, estando desobrigada do controle de ponto, ela pode usar o sistema de ponto eletrônico sem a nova legislação?

Desde já, agradeço a atenção de todos

Célia Oliveira
Arimar Schmeier

Arimar Schmeier

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 11:37

Bom Dia,

Estou com uma dúvida sobre o ponto eletrônico, no caso da empresa aderir o ponto eletrônico e esta presta serviços em vários estados e muitas vezes os funcionários não estão na empresa para "bater o ponto", como se procede perante a isso, ele leva algum documento e faz o preenchimento manual ou de que forma procedemos?



Obrigado.

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 15:16

Célia Oliveira

Boa tarde

Se a empresa optar pelo controle eletrônico, entendo que deverá seguir o que dispõe a Portaria 1.510/09 .

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.