x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 6.969

Vale transporte

Camila Alves

Camila Alves

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 11:36

Um empregado que recebe o vale transporte, mas viaja pela empresa e fica alguns dias em outra cidade a trabalho, a empresa pode descontar o valor do vale transporte referente aos dias em que ele esteve viajando?

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 11:52

Bom dia,

No meu entendimento deverá ser descontado, pois ele não esta utilizando o vale transporte para trabalhar, pois esta em serviços externo.

O vale transporte é fornecido para o empregado se locomover da redidência-empresa-empresa-residência.

att

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
JULIO MOREIRA

Julio Moreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 12:38

Na verdade Camila o procedimento é bem simples.

A empresa terá acesso ao saldo de crédito do vale transporte do funcionário mês a mês. Portanto ela pode realizar a compra apenas dos créditos complementares no mês seguinte.

Como o vale transporte é, na maioria dos casos, municipal ou intermunicipal, a empresa saberá quando o funcionário precisou utilizar do benefício, podendo sim abater no próximo mês.

Lembrando que o desconto deverá ser feito em crédito e nunca em valor, pois o unico desconto permitido por lei são os 6% mensais ou na rescisão.



Sâmya Mendes

Sâmya Mendes

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 13:06

o desconto que faço é local..do trajeto dele até ao trabalho... de 6% s/ sal.base
nesse caso cabe o bom senso né. se o funcionário foi a outra cidade à trabalho, seria custo de viagem assim como refeição, hospedagem.,etc. empresa tem que pagar o que ele gastou.seria um adicional.não um desconto.

Não incluem, nos salários, as ajudas de custo e as diárias para viagem que não excedam a 50% do salário recebido pelo empregado, consoante determina o art. 457, § 2º da CLT e Enunciado TST nº 101

se não é um provento tb não é um desconto.







Sâmya Mendes

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 22 abril 2012 | 09:48

Vale Transporte : Tem como objetivo garantir por meio do fornecimento de passes para transporte o deslocamento do e pregado , residencia trabalho e vice versa.
Dai que , o periodo em que o empregado está viajando a trabalho, presupondo-se que tem todas as despesas da viagem cobertas pela empresa. não faz juz a vale transporte.
Como não há como prever qual o periodo em que ste funcionário estará em viagem , o DP fornece vale transporte para o mês todo, certo?
Então, no mês seguinte faça os ajustes necessários, descontando em créditos de passe , nunca em valores. O mesmo deve ocorrer nas situações de faltas ao trabalho , mesmo que sejam justificadas.

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 22 abril 2012 | 12:55

Neste caso vc deixou de Descontar , então pode fazer o desconto nos próximos meses , mas tem que cuidar para que isso não venha a atingir sensivelmente o salário do empregado, ou seja o bom senso indica que não deve ser feito tudo de uma vez.

Maria Aparecida

Maria Aparecida

Iniciante DIVISÃO 3, Oceanógrafo
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 14:14

E quando o funcionário recebe o vale transporte e fica doente(Atestado médico) a empresa pode descontar esses dias que o mesmo se ausentou do trabalho???
Quais as penalidades para esta empresa?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 14:53

Sim, Maria.

Veja, o VT é exclusivo pra o deslocamento casa X trabalho X casa. Se ele estava doente então não utilizou para casa X trabalho X casa. Dessa forma a empresa pode ajustar o VT do mês seguinte aproveitando os créditos não utilizados nos dias de doença. Como já havia sido muito bem explicado acima.


Samya, se o VT fornecido não foi utilizado nas viagens realizadas pelo empregado, o desconto de 6% permanece, o fornecimento de crétidos é que se ajusta conforme a utilização.

Este funcionário deveria verificar se os gastos que ele tem quando não está viajando (pelo que recebe a ajuda de custo) compensa ele ter descontado 6% de seu salário. Se nao compensar ele pode desistir de receber o benefício do VT ou acertar co aempresa descontar o menor valor realmente utilizado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.