x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 14.449

Encargos para empresas Não Optante

Priscila Siqueira Vargas

Priscila Siqueira Vargas

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 17:30

Boa Tarde Pessoal,

Gostaria de saber quanto é a porcentagem para a empresa que não é optante pelo simples nacional em relação ao pagamento da GPS? Pois para as empresas que são optantes só é repassado na GFIP o valor que é descontado do segurado, na parte da empresa aparece o valor zerado, porém sabemos que a porcentagem é 20%. E para as empresas, no meu caso uma construtora, qual seria essa porcentagem?

Agradeço muito quem puder me ajudar!!!!!!!!!!

Priscila Vargas

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 18:27

Boa noite so complementando.


O valor do rat é variavel com aliquotas de 1,2,3 depedendo do grau de risco da empresa, que pode ser consultado pelo seu CNAE principal.

Ainda pode chegar a 8,9,12 se exposto a agente nocivos.

Essas são as aliquotas, definido a aliquota a empresa deverá acessar o sistema do INSS para verificar o indice do FAP.

Este indice serve para aumentar o valor a ser pago ou diminuir, baseado em um estudo de acidentes de trabalho ocorrido na empresa durante um periodo.

abraços

Tiago.

ROSA MARIA PEREIRA

Rosa Maria Pereira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 00:54

Bom dia a todos.

Necessito de uma orientação dos caros colegas.

Tenho um escritório de contabilidade e o mesmo não é do simples nacional, porem tenho também o CEI de autonomo, agora houve a necessidade de admitir funcionários. Qual seria a melhor opção de admissão? como CEI ou como CNPJ (não é do simples nacional).No caso de ser mais viavel como CEI quais seriam os encargos e aliquotas de INSS e FGTS? E como eu iria registra-los??



Obrigada


Rosa Maria

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 06:52

Como CEI

INSS patronal 20%
terceiros 5,8%
Rat 1%
FGTS 8%
INSS desc. empregado 8,9 ou 11%

Tem as mesmas aliquotas para quem não é no simples nacional

Se abrir uma empresa com CNPJ poderá enquadrar o escritorio no simples nacional e terá as seguintes aliquotas

INSS desc. empregado 8,9, ou 11%
FGTS 8%


Espero que tenha lhe auxiliado, qualquer coisa volte a postar

Saudações

Tiago.
Se MEI

INSS desc. empregado 8,9 ou 11%

INSS patronal 3%

FGTS 8%

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 06:54

omo CEI

INSS patronal 20%
terceiros 5,8%
Rat 1%
FGTS 8%
INSS desc. empregado 8,9 ou 11%

Tem as mesmas aliquotas para quem não é no simples nacional

Se abrir uma empresa com CNPJ poderá enquadrar o escritorio no simples nacional e terá as seguintes aliquotas

INSS desc. empregado 8,9, ou 11%
FGTS 8%



SE MEI
INSS desc. empregado 8,9 ou 11%

INSS patronal 3%

FGTS 8%

Espero que tenha lhe auxiliado, qualquer coisa volte a postar

Saudações

Tiago.

Luciane

Luciane

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 18:05

gente por favor me respondam..

Todas as empresa que não são optantes do simples recolhe a % de terceiros?
mas é so a partir do registro de um funcionario?? Ou em uma sociedade por exemplo prestadora de serviço tenho que recolher sobre o pro labore??

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 12:10

Bom dia Luciane,

O percentual de outras entidades (terceiros) incide apenas sobre a remuneração dos empregados, não incide sobre pro labore, é debido pela empresas não optantes pelo simples nacional obedecendo a classificação no FPAS que leva em consideração o CNAE das empresas, para verificar qual percentual de terceiros incidirá consulte o link abaixo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gfip/gfip4tabelas.htm


Há alguns casos em que não haverá recolhimento de terceiros mesmo com empregados e mesmo não sendo simples nacional é o caso das Instituições sem fins lucrativos com isenção.

Abraços, espero ter lhe ajudado.

Tiago de Lannes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.