x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.557

Inss e FGTS cliente novo

Genildo Francisco da Silva

Genildo Francisco da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 16:54

Boa Tarde amigos

Ainda sou novo na área e dúvidas me aparecem algumas vezes. Um cliente novo quer trazer a administração dele para nosso escritório. Ele diz que o contador dele não tem feito guias de INSS e FGTS desde ano passado. Como procedo ? Eu posso chegar no conectividade social (se ele tiver) e puxar extratos dos funcionários e fazer o mesmo na previdência social ? E sobre o Simples Nacional, se o contador não quiser me passar a chave de acesso eu tenho como saber qual é ou mesmo criar uma nova ??

Obrigado mais uma vez a quem der uma pista.

Higor Silva

Higor Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 16:57

Peça os extratos e veja o não foi transmitido e regularize a situação. O contador é obrigado a te passar todos os documentos e arquivos da empresa, caso ele não queira registre reclamação junto ao Conselho dos Contabilistas de RJ

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 18:21

Boa noite Genilto,


Primeiro não acredite em tudo o que cliente lhe contar sobre o antigo contador, nem sempre as coisas são como apresentam.

Já pensou que pode ser ele que não estava pagando, nem o honorarios nem as guias? É muito comum no meio o cliente não pagar e depois dizer que o contador que não enviava, dai o profissional acaba perdendo duas vezes com o marketing negativo. Não sejamos nós também a criticar os colegas sem conhecer profundamente os fatos.


Sim, tem como você gerar um novo código para o simples nacional, mas para isso você precisará da declaração de IR pessoa fisica do sócio responsável pelo CNPJ ou caso ele não tenha feito o numero do titulo eleitor.

Na caixa se ele possuir certificado digital, você pode consultar o FGTS no escritorio mesmo. Se ele não possuir mas tiver aquela chave pri antiga, da pra consultar também, ou pessoalmente na caixa com o pedido de extrato analitico, conforme nossos colegaas lhe orientaram.

Para o INSS você deverá cadastrar uma senha para verificar as pendencias.

Todavia é necessário o exame fisico também nos documentos, pois algumas vezes difere das informações do sistema, devido a erro de preenchimento do contribuinte ou do banco, por exemplo.

O antigo escritorio não pode reter documentos, é infração com penas cabiveis pelo Conselho de Classe.

Solicite os documentos e boa sorte.

Qualquer outra duvida volte a postar

Saudações,

Tiago.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.