x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.445

intervalo de janta

leandro jose de almeida

Leandro Jose de Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Recepcionista
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 13:21


Gostaria de uma informaçao por gentileza:

trabalho em uma empresa hotel aqui em Sao Sebastiao do Paraiso mg, faz uns 3 anos ja, trabalho a noite de segunda a sexta feira das 23:00 as 07:00hs,e sabado, domingo e feriado trabalho das 21:00hs as 07:00, com 1 folga na semana, sempre trabalhei sem hora de janta, e a empresa me pagava como extra, agora a empresa quer que eu faça horario de janta, mas na verdade eles mandaram eu colocar o horario da janta no cartao de ponto, que eles vao me dar 4 folgas extra no mes, nao deram nada para me assinar, gostaria de saber se a empresa esta correto de cortar as horas que sempre recebi como extra e se devo pedir algum documento para assinar ou algo assim, espero que me ajude. obrigado aguardo resposta

Antônio Carlos Passos Damasceno

Antônio Carlos Passos Damasceno

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 14:13

Não é uma forma correta. Todo empregado deve tirar o intervalo. Não dá o intervalo e pagar como hora extra de forma recorrente é problema na certa para o empregador. A melhor forma de resolver é você conversar com o departamento pessoal, você pode informa que do jeito que vinha endo feito e da forma que eles pedem para que seja feito pode prejudicar a você, que fica sem horario para alimentação/intervalo, e a empresa que pode ter problemas trabalhistas.

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Não excedendo de 6 horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 minutos quando a duração ultrapassar 4 horas.
Base: Art 71 da CLT

Antônio Carlos P. Damasceno
Assistente de Recursos Humanos
Graduando em Ciências Contabéis
leandro jose de almeida

Leandro Jose de Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Recepcionista
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 18:45


como deve ser feito eu trabalho a noite sozinho e meu horario de janta e das 03:00 as 4:00 da manha, qual e o quesito melhor eu continuar sendo remunerado pelo horario que nunca tirei,qual outra forma pode ser feito, trabalho numa escala 6x1, na minha opiniao eu nao acho certo eles cortar minha remuneraçao de janta e me dar essas 4 folgas extras sendo que e o folguista que cobre minha folgas, no meu entender e eu que estou pagando o folguista, porque esta tirando de mim para pagar o folguista. mais um detalhe o folguista tem direito a hora extra.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.