x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.501

PATRICIA SOARES

Patricia Soares

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sábado | 28 abril 2012 | 00:37

Eu estou tentando fechar a minha empresa e tenho algumas dúvidas. Eu sou microempreendedora individual desde maio de 2010, mas nunca fiz nenhuma GFIP. Só fiquei sabendo da existência dessa declaração quando fui dar baixa na Receita Federal e a moça disse que elas estão pendentes. Baixei o SEFIP, preenchi os dados e fiz backup, mas aqui estão minhas dúvidas:
Eu me coloquei como empregada da empresa, isso está certo? Eu nunca tive nenhum empregado.
Eu paguei todas as DAS. Então devo colocar FGTS e INSS como no prazo, já que o programa se refere a pagamento e não a transmissão?
A Caixa não fornece mais RIF? Tenho mesmo que comprar um eCNPJ para transmitir através do Conectividade Social?
Vou ver o preço desse serviço com um contador, mas alguém pode me adiantar mais ou menos pra ver se compensa ou não comprar o certificado? São 16 GFIP.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 28 abril 2012 | 08:46

Patricia Aparecida Soares Bom Dia;

Realizei a baixa de um MEI na previdência no inicio do ano;
Fui orientado a enviar uma GFIP sem movimento no mes de abertura da empresa; (As demais automáticamente ficam sem movimento, não é necessário enviar as demais, caso você não tenha funcionário).

Para efetuar a transmissão da sefip, procure um profissional contabil;
Ele ira transmitir a sua sefip atraves do certificado digital do escritório;

Não sendo necessário você adquirir o e-CNPJ para efetuar a transmissão do arquivo;

Abraços

Att

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 28 abril 2012 | 08:49

Bom dia Patricia,

Para envio você precisa daquela chave fornecida pela Caixa ou certificado digital. O certificado digital não é obrigatorio para empresas simples nacional com até 10 empregados, assim estabeleceu a REceita Federal, mas a Caixa está dificultando a liberação da chave gratuita em algumas cidades, segundo informações dos colegas do fórum.

Você não deve colocar voce como empregada. Você deve marcar ausencia de fato gerador, porque não houve no periodo contribuições de INSS para recolher, porque voce recolheu tudo pelo Das.

A Caixa esta dificultando em algumas cidades esta chave, lhe aconselho a procurar um contador, que ele regulariza para voce mais rapido este envio de GFIP. E o preço, se tiver tudo certo, compensará muito mais.


Abraços

Tiago.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.