x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.019

Audevandeson Alves

Audevandeson Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 15:52

Galera, boa tarde.

Sei que hoje é o ultimo dia, mas se puderem me socorre.

O trabalhador nao chegou ao valor de rendimentos que o torna obrigado a declarar o IR, porem em novembro a empresa descontou dele IRRF de 7,85 com isso ele passa a ser obrigado a declarar?

Desde ja agradeço

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 15:56

Boa tarde João,


Se ele não se enquadra nos itens de obrigatoriedade, ele não esta obrigado a declarar, todavia como ele teve IR retido e não obteve rendimentos suficientes para pagar IR, ele terá direito a restituição deste valor. É pouco sim, mas não deixa para o governo não, faz a declaração para ele receber.

O fato dele ter tido imposto retido não obriga a entregar a declaração.


Abraçso

Tiago.

Geraldo José de Oliveira

Geraldo José de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 16:25

João Ricardo, segue o que Tiago disse, más eu gostaria de fazer uma obs: Esse valor por ser menor que R$ 10,00, será que a empresa recolheu o DARF e informou na DCTF e na DIRF?
Hoje, a RFB está cruzando praticamente todas as informações.

"O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos." (Charles Schulz)
Skype: [email protected]
Audevandeson Alves

Audevandeson Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 16:46

Geraldo,

essa é minha duvida.
Mas como nao tenho certeza,o que seria melhor eu fazer?
E se eu informar e a empresa nao tiver feito a informacao na dctf, qual o risco que eu corro?

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 16:59

Boa tarde João,

Eu nem tinha prestando atenção no valor da retenção, realmente não há retenção de IR em valores inferiores a 10,00 conforme nosso colega Geraldo postou. Acontece que a empresa é desobrigada de reter valores inferiores a 10,00, salvo a remuneração sobre o decimo terceiro que tem tributação exclusiva na fonte(então em rendimentos de 13º desconta IR mesmo com valor inferior a 10,00 e este não é restituido porque é exclusivo na fonte).

Todavia se a empresa reteve dele (remuneração normal sem ser o 13), ele tem direito a restituição. Se a empresa tiver informado na DIRF ele restitui normalmente. Se não tiver informado na DIRF e ele teve a retenção, ele deverá pedir a empresa para retificar a DIRF e informar o valor retido.

Você pode entregar a declaração dele, se cair na malha, por divergência da informação, a empresa é obrigada a retificar a Dirf porque houve a retenção e ele receberá normamente. Em todos os casos se a empresa não retificar e ele não também não quiser fazer o pedido, você faz a retificação da declaraçaõ dele, e tudo dará certo.

Acredito que não tenha nada a perder, porque o contribuinte pode retificar sua declaração a qualquer tempo antes de procedimento de fiscalização.


Abraços

Tiago.

JUSSARA S SILVA

Jussara s Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 12:27


Senhores

problemas no meu Ir

informei o seguinte

Rendimento 53985,96
Contrib.Previdencial Oficial.:4871,54
Ir retido 4761,26


fazendo na a consulta Receita Federal existe uma pendencia:
O valor do imposto de renda na Fonte que consta em sua declaração é maios que o informado pela fonte:

Rend.trib.53985,96 e o Ir:4462,30 o detalhe que estou c/ a copia da Dirf e do informe de rendimento na DIRF o rendimento seria de 58438,55 e o ir retido seria 4761,26, e o informe que a empresa me disponibilizou só vejo a diferença do 13º o que eu tenho que declarar?estou entendendo que houve erro na Dirf O que eu devo com eeses valores devo retificar o Ir.?

Agradeço desde já

Geraldo José de Oliveira

Geraldo José de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 14:24

Boa tarde Jussara!

Você tem mais de uma fonte de renda?
Você sabe dizer se a DIRF que a empresa enviou, foi retificada por algum motivo?
Se vc não tiver outra fonte de renda e se a empresa em que vc trabalha apresendou a DIRF corretamente, então você terá que retificar o seu imposto de renda de acordo com as informações apresentada pela DIRF (informe de rendimendo).

Att,

Geraldo

"O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos." (Charles Schulz)
Skype: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.