x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.145

Duvidas sobre dispensa de funcionário.

Claudir

Claudir

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 12:52


Dispensa de funcionário.
Bom dia a todos, tenho um funcionário que vive a faltar, normalmente ele da justificativas verbais e em outras atestado, muitos no mês por sinal, já conversei com o mesmo, sobre a grande quantia de faltas e o que ele poderia fazer para evitar isso, visto que prejudica a empresa, pequena empresa por sinal, porém pouco caso o mesmo fez, e continua a faltar, sendo assim gostaria de saber qual a forma mais aconselhável de desligar um funcionário de uma empresa, de forma que ele não possa vir a reclamar nada na justiça do trabalho.

Consultei meu contador, e ele me aconselhou a dispensar e pagar o aviso prévio indenizado, todas as outras coisas, FGTS, INSS, etc estão em dia, e todos os horários de entrada e saída estão em cartão ponto com a assinatura do funcionário.
Mas mesmo assim ele pode entrar na justiça do trabalhador*, sendo assim o que ele poderia vir a revindicar? Visto que ele fizesse isso de sacanagem, ele teria alguma chance de levar mais algum dinheiro meu, além do meu extress, advogado etc.

trabalhador*: Pra mim é justiça do trabalhador, nunca vi empregador ganhar uma ação, já te chegam te propondo acordo =/

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 17:13

Oi Claudir, Faça como seu contador orientou, se a empresa paga seus funcionarios de forma correta, não ha porque temer a justiça, (não que isso seja seu caso), abraços e boa sorte

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Claudir

Claudir

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 17:17

Sim eu pagarei todos os direitos dele certinho... mas eu tenho medo de ele ir na justiça e reivindicar algo inexistente.. e o que eu escuto falar que sempre o empregado ganha ou o patrão é meio que obrigado a fazer um acordo.. por isso fico com medo.

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 17:44

Claudir,

Acho que, como disse nosso colega Jose Cisso, se está tudo ok, não há o que temer...Caso aconteça e você tenha tudo documentado, não há justificativa para você ser penalizado.

Fique tranquilo, mas sempre deixe tudo documentado, assim não terá problemas.

Claudir

Claudir

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 17:46

Hoje pra variar a pessoa faltou de novo.. e me ligou agora a pouco, falando que pegou um atestado de três dias por pneumonia..
Se eu despedir ela logo após o atestado, pode dar problema?

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 17:08

Claudir,

Você deve observar a sua convenção coletiva quanto a existência de estabilidade, porém, se só houver esse atestado de três dias e não há afastamento pela previdência, seja por doença ou acidente, normalmente não há problemas.

Mas consulte sua convenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.