x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 8.283

Compensação do INSS pró-labore

Gustavo Pedreira

Gustavo Pedreira

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 11:54

Ola,

A nossa empresa presta serviço de mão de obra na construção civil, ou seja, o tomador retem 11% da NF.

Posso compensar esse valor que é retido, que todo mês fica um saldo no INSS dos sócios (pró-labore) ? Qual o código?

Porque estou fazendo a pergunta, estava verificando a guia do INSS que meu contador faz, ele usa o código 2100, pelo que eu li esta errado, deveria ser o 2119 pois só pago outras entidades e só pago 1 guia de INSS fiz os cálculos vendo a SEFIP e acho que estou pagando só o INSS dos funcionários(compensando) e como sobra um valor ainda alto todo mês gostaria de saber se posso compensar dos sócios e se vou ter que pagar outras entidades também na guia do INSS dos sócios ou pode pagar tudo na mesma guia (funcionários e sócios)?

Se não estiver sendo pago, posso compensar os atrasados do INSS dos sócios, pois como todo mês sobra crédito, pois se não estiver sendo pago faz alguns (muitos anos) posso compensar até quantos anos levantando os créditos.~

Obrigado

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 12:12

Olá Gustavo
só poderá ser compensado a parte dos segurados, pro labore, autonomos e funcionários. A parte que se refere a terceiros os 20% da patronal e outras entidades não poderão ser compensada

elizabeth

Elizabeth

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 17:57

Geralmente é feita uma única guia de Inss contemplando o valor do prolabore e dos funcionários,basta pedir ao contador que envie a RE na qual são informados através da Sefip o valor devido a previdência e o nome deles,aí vc confirma se está saindo o pro labore ou não.

Elizabeth Macedo de Oliveira
Encarregada de Depto Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.