x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.817

Registro Funcionario

Adriano Souza

Adriano Souza

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 12 maio 2012 | 20:36

Boa Noite a Todos...
Há minha amigas de profissão ou de site, que são mamães Feliz dia das Mães, e que Deus abençoe todas.

Bom caros amigos preciso e ajuda de vcs, pois vou ter que registrar um funcionário de uma Serralheira, porém é o primeiro funcionário dela e não sei como proceder, e também é o primeiro emprego deste funcionário, então não sei o que fazer no caso da empresa, quais os procedimento e nem do empregado.
Será que tem algum anjo de guarda ai que posso me ajudar?
Grato

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Domingo | 13 maio 2012 | 10:49

Oi, Adriano! Muito simpatico de sua parte transmitir à todas suas congratulações pelo Dia das Mães. rsrsrsrs

Bem, em relação ao registro, é fácil.

Da parte do empregado vc precisar ter:
- CTPS e o PIS (sendo a nova versão da carteira o PIS já está nela registrado, caso contrário a empresa terá de providenciar esse registro depois de admití-lo)
- Apresentação da Certidão de Nascimento ou Casamento (se separado tem de ter a averbação do divórcio)
- Comprovante de Residência atualizado
- RG e CPF/CIC
- Certificado Militar
- 1 ou 2 fotos 3X4
- Comprovante de Escolaridade
- Certificado de Curso Profissionalizante ou Técnico (se a ocupação assim o exigir, ou se o Sindicato da classe determinar)
- Se tiver filhos até 14 anos:
> certidão de nascimento
> carteira de vacinação para os até 6 anos de idade
> atestado de registro escolar dos de 6 até 14 anos (comprovando estarem eles devidamente inscritos na escola)

A empresa irá providenciar:
- Verificar no Sindicato dos Empregados da categoria profissional o piso salarial a ser pago para o cargo/função que ele irá exercer, asism como outras vantagens e normas instituídas presentes na Convenção Coletiva de Trabalho (ela tem força de Lei).
- Registro de admissão com data, salário (valor e forma), e a função na página de Contrato de Trabalho. Em "Observações" irá colocar o período da experiência. Registrar no Livro ou Ficha de Empregados com as demias informações como os dependentes previdenciários, a carga horária, o dia de descanso semanal, o intervalo intrajornada (almoço, jantar...), etc.
- Encaminhá-lo ao exame médico admissional às custas do empregador.
- Preencher a Ficha de Salário Família caso ele tenha filhos
- Preencher o Pedido de Vale Transporte, se ele necessitar (nem sempre se precisa, se morar perto, por ex).
- Providenciar a Folha de Ponto Diário para o controle da jornada (embora não obrigatório, é uma segurança para o empregador em caso de futuras reclamações trabalhistas exigirndo horas-extras)

É importante que ele faça o exame médico antes de ser admitido, podem dar azar e ele não estar ápto ao trabalho, aí vai ser super chato ter de desfazer todo o processo de admissão.

Espero ter ajudado.



Adriano Souza

Adriano Souza

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 13 maio 2012 | 20:03

Kennya obrigado pelas orientações, vai ser de muita ajuda, so que me pareceu mais duvidas:
1 Tenho que pedir para registrar o livro de funcionários?
2 è uma serralheria pequena, qual seria o Sindicato ou devo registrar no sindicato do comercio, ja que na atividade afim dele é comercio varejista serralheira e ferramentas?
Tem como me ajudar?
Grato Adriano

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 10:36

Rspondendo:
1 - Não, o Termo de Abertura será lavrado na visita do Fiscal de Trabalho à empresa (em qualquer tempo!!)
2 - Se a função do empregado estiver voltado ao comércio como atendimento cliente, vendas, administração, seria Sind Comércio, mas se empregado irá produzir como serralheiro creio que não seja adequado o Sind Comércio.

Uma dica: procure os Sindicatos mais prováveis e conheça as CCTs deles, conforme as funções e atividades por elas abrangidas vc conseguirá identificar o Sindicato mais adequado. Outraa é buscar saber em qual sindicato estão inscritos os empregados dos concorrentes de sua empresa.

Abraços!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.