x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 5.085

Cooperativa de transporte de passageiros

Natalina Aparecida Vieira Bueno

Natalina Aparecida Vieira Bueno

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 09:29

Caros amigos

Estou com algumas dúvidas em relação ao preenchimento da Sefip para uma cooperativa de tansporte escolar, segue abaixo:

1) Qual o código fpas que devo utilizar?
2) Qual o código a ser utilizado na GPS?
3) Devo recolher o INSS patronal?

Estou utilizando o código fpas 515 e na GPS informando o 2100, porém o programa da SEFIP está ''puxando'' automaticamente o valor do inss patronal de 20% sobre a base de calculo (que é de 20% sobre a prestação de serviços) e não é devido, pois se trata de cooperados; e de acordo com a legislação a cooperativa deve recolher somente os valores descontados do cooperado, ou seja, 11% + 2,5% sobre a base de calculo.

Se alguém puder me dar uma luz quanto à esse assunto, será de grande valor, pois tenho revirado a internet e não encontro nada parecido.

Agradeço antecipadamente e imensamente quem puder me ajudar.

Atenciosamente

Lina

NATALINA APARECIDA VIEIRA BUENO

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Domingo | 27 maio 2012 | 21:34

Natalina Aparecida Vieira Bueno

veja a tabela fpas neste link da RFB:
http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gfip/gfip4tabelas.htm

Neste outro link você confere o seu código GPS:
www.receita.fazenda.gov.br
(me parece que o código a ser utilizado é o 2127).

Quanto ao fato do SEFIP está importando automaticamente o valor a que se refere, isto pode está acontecendo porque no cadastro da cooperativa no programa gerador que você utiliza (eu utilizo Alterdata), já está programado assim. Tente mudar. Se não conseguir entre em contato com o seu suporte.

Já me aconteceu fato semelhante antes, pois mesmo eu mudando no SEFIP, não dava certo e detectei o problema no cadastro que eu mesma havia feito no Alterdata.

Att.

Mayra Gonçalves

Mayra Gonçalves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 17:22

Colegas,

Alguém sabe me dizer como funciona os cooperados da cooperativas de transp. a base deles do inss é reduzida, ou seja, se o repasse é 6.000,00, multiplica-se por 20%, que vai para 1.200,00, essa é a base para o inss, que assim multiplicamos por 11%.

Agora a dúvida.
Para efeitos de aposentadoria, o INSS deve considerar os 6.000,00 ou os 1.200,00?

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.