x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 12.392

CODIGO RECOLHIMENTO GPS

SILVANA CRISTINA BENETTI

Silvana Cristina Benetti

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 16 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2007 | 16:13

Tenho uma empresa que era Optante pelo Simples Federal ou seja codigo recolhimento 2003 e agora tornou-se Empresa CNPJ normal codigo recolhimento 2100.Ela recolheu GPS na guia codigo 2003 somente o valor do inss do pro labore e funcionários, agora imprimi outra guia codigo 2100 com o valor da diferença que ela terá que pagar.Como deverei proceder em relação da 1º guia ter sido recolhido com o codigo errado?Deverei fazer retificação na Previdencia Social?

Silvana Cristina Benetti
CARLOS  NEGRINI

Carlos Negrini

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 21 agosto 2007 | 10:51

Infelizmente Vc terá que ir até o INSS. Acredito que o INSS não vai identificar este pagamento, pois SEFIP informa o valor total do recolhimento e se vc recolher separado, vai constar como ausência de recolhimento. Já aproveita para regularizar os códigos.

EDILAINE DE SOUSA REZENDE

Edilaine de Sousa Rezende

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2008 | 11:56

Estou com uma dúvida, quanto ao recolhimento de GPS de segurado facultativo, quando é recolhido com código errado, o que se deve fazer. Porque me perguntaram e eu não soube responder. Se alguém souber, por favor me postar. Obrigada

Rodrigo Mirandela Ferreira

Rodrigo Mirandela Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 16 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2008 | 16:57

Boa tarde!!!

Quando uma GPS é recolhida com o código errado o procedimento a ser feito é se dirigir ao INSS com as cópias das guias e dar entrada num processo para correção. Quem me passou essa informação foi um auditor fiscal do INSS.

Att,

Rodrigo Mirandela

Foco no resultado!
Rafael Coelho de Freitas

Rafael Coelho de Freitas

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 18:53

Olá,

Como fazer para retificar a guia de gps para mais de um identificador, ou seja, tenho uma guia de 1500,00 (somente outras entidades), código 2208 e preciso de duas guias, uma de 1000,00 (somente outras entidades), código 2216 e outra de 500,00 (somente outras entidades), com código 2216. Tem como fazer isso?

Michele Aparecida Batista

Michele Aparecida Batista

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 14:25

Boa tarde,
Um cliente, tinha que pagar uma GPS, mas com recolhimento só da parte de Terceiros, então o código seria o 2119, pois teve emissão de NF com retenção de INSS. Mas ele pagou com o código 2100 que é o da empresa. E agora, ao invés de fazer Pedido de Ajuste de Guia, ela quer pagar outra guia com o código correto. Agora pergunto, se ela fizer este procedimento, tem como pedir o ressarcimento deste valor, para nao ter que enfrentar toda esta burocracia? Obrigada.

CARLOS CEZAR SAMPAIO CASTRO

Carlos Cezar Sampaio Castro

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 15:18

Boa tarde Michele.

Neste caso o seu cliente pode sim pagar outra guia, e a guia paga com código errado pode ser compensada nos meses seguintes obedecendo o limite de 30% do valor principal devido.

O problema ai seria que pagar uma nova guia, se estiver fora do prazo, irá gerar multa e juros. Mas mesmo com multa e juros as vezes ainda é mais prático pagar do que ter que fazer ajuste de guia.

Abraços!

Carlos Cezar
Brasilia/DF
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.