x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 41

acessos 35.614

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 19:09

Boa noite,

Carla,

Segue links

Baixe: CNSSETUP_INSTALACAO_COMPLETA.EXE (31/07/2009)

no endereço abaixo:

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp

baixe:
56,77 Kb SETUPSEFIPV84.EXE (22/03/2012)

no endereço abaixo:

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp

posteriormente

baixe:

AUXILIAR_01_2013.EXE (21/01/2013)


http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp



Sugiro a leitura do manual no link:


http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gfip/gfip3manform.htm


Depois que tiver instalado preencha com os dados cadastrais da sua empresa, execute o arquivo e salve. Para transmitir o arquivo acesse:

conectividade.caixa.gov.br

Vá em caixa postal enviar mensagens e envie o arquivo gravado.


Saudações, espero ter lhe ajudado, como lhe falei o sistema é complexo.

Tiago de Lannes



Carla Lacerda

Carla Lacerda

Bronze DIVISÃO 2, Artesão(ã)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 01:55

Pessoal,

muito obrigado pelas dicas. Afinal consegui o que desejava e vou passar aqui o passo a passo, pois é um tantinho enrolado e com algumas dicas qualquer um consegue fazer.

Primeira coisa, tenha um certificado digital instalado na máquina. O meu certificado é o A1 para CNPJ.

Segundo, só acesse o conectividade social da caixa através do Internet Explorer e deixe-o habilitado indicando o site da caixa como SITE CONFIÁVEL, pra fazer isso, segue a dica abaixo:

1)No Internet Explorer 8, clique em Ferramentas > opções da internet > segurança > sites confiáveis... e inclua como site confiável o link https://*.caixa.gov.br

2) Ainda no IE 8, exclua o histórico de navegação (em Ferramentas)... repita essa operação sempre que der “site proibido”.

3) Feche o navegador, tire o certificado (se for A3) e tente novamente o acesso.

Agora vamos aos programinhas.

Depois de certificado instalado e site da caixa permitido, baixe os programas SEFIP e Conectividade Social (ambos pelo site da caixa)

Baixe e instale primeiro o SEFIP. Só instale e feche. Não faça nenhum cadastro inicial. Ai vá para o programa CONECTIVIDADE SOCIAL.

INSTALAÇÃO DO CONECTIVIDADE SOCIAL
Execute e deixe que ele leia os arquivos do SEFIP. Provavelmente ao final da instalação ele deve dar um erro, ou prosseguir até que ele peça a identificação do cerficado. Quando chegar nesse estágio, só cancele e feche o programa.
Por que? Não sei, só sei que foi assim (rss)e comigo só conseguir localizar os arquivos SFP para importar pelo site da caixa, depois que o tal programa conectividade foi instalado...


Agora vá para o programa SEFIP, abra-o e comece a edição.

EDIÇÃO DO PROGRAMA SEFIP
Após a instalação, o programa pede o cadastro de responsável que deve ser preenchido com o CNPJ do certificado digital. Depois, disso, crie NOVA EMPRESA e ai cadastre a empresa para a qual vc deseja emitir o SEFIP e outros docs. Como sou MEI, logo, digitei os meus dados. Não importa se os 2 cadastros ficam iguais (Responsável e Empresa). Caso você não saiba o que é FPAS ou CNAE preponderante, eu aconselho a baixar este arquivo e procurar pelo seu CNAE.
Planilha Cód. FAP, RAT, FPAS

Vai abrir um doc, vc salva ele no computador e dá um CTRL+L, e no campo de pesquisa digita o seu CNAE, ai vai aparecer uma tabela com o RAT, FAP e FPAS para cada CNAE.
Coloquei no campo CNAE Preponderante o mesmo CNAE

CRIANDO O ARQUIVO SEFIP
Agora vamos criar um arquivo no programa SEFIP que será a tal guia GFIP.
1 No menu esquerdo do Programa, clique na alça MOVIMENTO e em seguida na parte ABERTURA DE MOVIMENTO, clique em NOVO.
2 Digite a competência do documento e em seguida escolha o código de recolhimento. Se você for MEI, e não tiver funcionários, escolha 115 e marque e a opção AUSENCIA DE FATO GERADOR. Clique em SALVAR.

3 No menu a esquerda, clique com botão direito sobre a empresa e escolha MARCAR PARTICIPAÇÃO.

4 Na tela ao lado, clique em DADOS DO MOVIMENTO e preencha o que for solicitado. Se você for MEI e não sabe o que é FAP, eu fui pesquisar e consegui localizar as informações que eu precisava naquele DOC que eu baixei do link da receita.


No meu caso, escolhi o SIMPLES OPTANTE, e ai o FAP coloquei 2,0.
Dá um salvar e ok na confirmação dos dados.

5 Volte ao menu a esquerda, e clicando sobre o Responsável, clique em EXECUTAR.

Pronto, ele vai gerar o arquivo e vai salvar numa pasta SEFIP dentro do PC, veja bem onde foi salvo, pois quando estiver on line pelo Conectividade Social, vc fara a importação desse arquivo, então precisa saber acha-lo. Verifique que o arquivo sempre aparece com um nome que mistura letras e numeros e tem a extensão .SFP (anote)

Muito bem, feito isso, feche o programa do SEFIP e se o programa do Conectividade Social estiver aberto, feche tambem.

COMO GERAR A GFIP

No seu Internet Explorer, acesse o site da conectividade social. Faça toda aquela coisa de cadastro, reconhecimento do Certificado, identificação do perfil, etc, etc.

Feito isso, vc vai pra página inicial do site e clique em CAIXA POSTAL


1) Em caixa postal, escolha NOVA MENSAGEM

2) Coloque o município padrão (A CIDADE ONDE A EMPRESA ESTÁ, NO MEU CASO FOI SÃO PAULO)

4) Dê nome para a mensagem, qualquer nome, exemplo GFIP072013

5) Selecione o arquivo .sfp gerado pelo sefip. Uma pasta se abrirá, vá ao caminho onde os arquivos do sefip costumam ser salvos, evite mudar esse caminho. O destino padrão é: C:arquivos de programascaixasefip. Selecione o arquivo que você deseja enviar e clique em abrir.

6) O arquivo selecionado será anexado, verifique os dados do arquivo e a competência. Se for realmente este que deseja encaminhar clique em Salvar, ele vai abrir uma aba, observe bem o caminho onde o arquivo "Zip" vai ser salvo. Clique em enviar, o site irá pedir para que você adicione o arquivo salvo.

DICAS
A)Atenção: o conectividade icp irá ZIPAR o seu arquivo sfp. É esse arquivo zipado que deverá ser selecionado na SEGUNDA VEZ que ele pedir para vc selecionar e enviar.

B) Salve o arquivo Zipado numa pasta no seu computador. O programa vai indicar a pasta onde está o arquivo SFP, mas não salve lá, escolha outra pasta. Não salve no Desktop tambem.

9) Se o arquivo for enviado perfeitamente, na mesma pagina vc vai ver o link para o protocolo que fica disponível na hora ou depois tb vc pode acessar na caixa postal – itens enviados.

10) Com o protocolo aberto, primeira coisa é salvar o arquivo XML na mesma pastinha onde vc salvou o arquivo zipado. Depois vc imprime este protocolo.

Agora volte ao programa SEFIP para emissão da GFIP.

Acesse o menu RELATÓRIO >> PROTOCOLO >> ARQUIVO IPC >> CONFISSÃO/ AUSENCIA.

Vai pedir o tal arquivo XML (aquele que vc ja salvou na pastinha). Vai lá, escolhe o arquivo. Clica em abrir

Vai abrir outra tela, ai só clicar em imprimir.

Prontinho.

Pesquisei uns 200 sites e vários tutoriais. Depois de muitos erros, muita dor de cabeça, consegui finalmente o meu objetivo.

Bem é isso, espero que possa ajudar outros MEIs como eu.

Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 18:20

Ola colegas,

Estou com um empregado de um Micro Empreendedor-MEI para enviar o SEFIP,
vou enviar pelo conectividade social antigo. O funcionário da caixa falou que o meu cliente tem de assinar um termo de adesão.

Por favor alguém poderia me informar onde eu encontro o arquivo do termo de adesão do conectividade social para o empregador assinar?

agradeço a quem puder me informar

Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 18:25

Colegas!

Eu informei 2 SEFIP (junho e julho) com um empregado de um Micro Empreendedor no conectividade Social ICP, através do meu certificado digital, gerou o comprovante de envio e O MEI pagou as 2 GPS.

Percebi que o sefip ficava com o status de 'na fila' no conectividade. E no extrato do fgts do empregado não constava nenhum dado. Fui na caixa e consegui a chave pri do MEI.

A minha dúvida é a seguinte: eu devo informar essas 2 SEFIP em atraso no conectividade através da chave pri e pagar a multa? Ou tem como enviar retificando, sem que eu precise pagar multa?

Agradeço muito se alguém puder me informar!

ISMAEL SOUZA

Ismael Souza

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 08:47

Qual o procedimento para cocnseguir uma chave pri, para uma empresa do MEI?
Ela tem um funcionario registrado, e preciso de uma chave, para transmitir a SEFIP, qual o procedimento?

Mael, Ju, Nicoly, Nicolas e Nathiely.

67 9131 1428
67 8187 6435
67 9967 6069
Família, um projeto de Deus.

#JuntosPeloReino

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

"Manifestando o Reino de Deus"


Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 08:58

Ismael Antonio de Souza Bom Dia;

Para enviar a sefip de empresas do simples nacional até 10 funcionários / MEI, é possivel através do certificado digital do escritório, ou chave .pri do mesmo;

Para fazer a chave .pri para o MEI, é necessário uma declaração da empresa como a mesma possui apenas um funcionário, certificado de micro empreendedor individual, certificado de enquadramento no Simples, cnpj, rg / cpf e termo de adesão;
O Termo de adesão é gerado quando você cria o arquivo de pré-certificado .pri; Para gerar este pré certificado a Caixa disponibiliza um aplicativo: PRECERT MULTI ( http://www1.caixa.gov.br/download/asp/ent_hist.asp?download=59904 );

Abraço

Att

janne

Janne

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 19 junho 2014 | 20:07

Eduardo de Limas

Minha empresa foi aberta em 11/09/2010, pago mensalmente a taxa obrigatória e faço anualmente a declaração, só que agora estou contratando 1 funcionário como faço para enviar a SEFIP

já sei que não sou obrigada a ter o tal certificado digital mas como faço para enviar ?

ele ainda vai fazer 1 mês de carteira assinada.

Silvio Scolaro

Silvio Scolaro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 4 agosto 2015 | 08:08

Bom Dia.

Pelo que entendi, a MEI somente precisa enviar a primeira GFIP, não é necessário o envio de arquivos mensais sem movimento?
Alguém poderia me dizer o embasamento legal?

Obrigado;...

"A força de uma muralha depende do tamanho da coragem do samurai que a defende"
Armando Jr

Armando Jr

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 16:34

Colegas, boa tarde!

Me ajudem por favor!!!!

A dúvida é a seguinte, sou técnico contábil devidamente registrado no CRC de SP como Pessoa Física, e quero prestar alguns serviços como profissional liberal (autônomo) em paralelo ao meu atual emprego em empresa privada.

Verifiquei que existe a atividade de contabilidade no MEI, porém, em algumas pesquisas que fiz, para entregar a GFIP dos meus futuros clientes, terei que ter o certificado digital e-CPF com indicação do CEI, acontece que no MEI não é gerado o CEI.. quer dizer então que se abrir MEI não poderei entregar a GFIP dos meus clientes?

Enquanto não resolver este impasse não consigo iniciar minhas atividades.

Agradeço a quem puder me ajudar.

Armando

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.