Pessoal,
muito obrigado pelas dicas. Afinal consegui o que desejava e vou passar aqui o passo a passo, pois é um tantinho enrolado e com algumas dicas qualquer um consegue fazer.
Primeira coisa, tenha um certificado digital instalado na máquina. O meu certificado é o A1 para CNPJ.
Segundo, só acesse o conectividade social da caixa através do Internet Explorer e deixe-o habilitado indicando o site da caixa como SITE CONFIÁVEL, pra fazer isso, segue a dica abaixo:
1)No Internet Explorer 8, clique em Ferramentas > opções da internet > segurança > sites confiáveis... e inclua como site confiável o link https://*.caixa.gov.br
2) Ainda no IE 8, exclua o histórico de navegação (em Ferramentas)... repita essa operação sempre que der “site proibido”.
3) Feche o navegador, tire o certificado (se for A3) e tente novamente o acesso.
Agora vamos aos programinhas.
Depois de certificado instalado e site da caixa permitido, baixe os programas SEFIP e Conectividade Social (ambos pelo site da caixa)
Baixe e instale primeiro o SEFIP. Só instale e feche. Não faça nenhum cadastro inicial. Ai vá para o programa CONECTIVIDADE SOCIAL.
INSTALAÇÃO DO CONECTIVIDADE SOCIAL
Execute e deixe que ele leia os arquivos do SEFIP. Provavelmente ao final da instalação ele deve dar um erro, ou prosseguir até que ele peça a identificação do cerficado. Quando chegar nesse estágio, só cancele e feche o programa.
Por que? Não sei, só sei que foi assim (rss)e comigo só conseguir localizar os arquivos SFP para importar pelo site da caixa, depois que o tal programa conectividade foi instalado...
Agora vá para o programa SEFIP, abra-o e comece a edição.
EDIÇÃO DO PROGRAMA SEFIP
Após a instalação, o programa pede o cadastro de responsável que deve ser preenchido com o CNPJ do certificado digital. Depois, disso, crie NOVA EMPRESA e ai cadastre a empresa para a qual vc deseja emitir o SEFIP e outros docs. Como sou MEI, logo, digitei os meus dados. Não importa se os 2 cadastros ficam iguais (Responsável e Empresa). Caso você não saiba o que é FPAS ou CNAE preponderante, eu aconselho a baixar este arquivo e procurar pelo seu CNAE.
Planilha Cód. FAP, RAT, FPAS
Vai abrir um doc, vc salva ele no computador e dá um CTRL+L, e no campo de pesquisa digita o seu CNAE, ai vai aparecer uma tabela com o RAT, FAP e FPAS para cada CNAE.
Coloquei no campo CNAE Preponderante o mesmo CNAE
CRIANDO O ARQUIVO SEFIP
Agora vamos criar um arquivo no programa SEFIP que será a tal guia GFIP.
1 No menu esquerdo do Programa, clique na alça MOVIMENTO e em seguida na parte ABERTURA DE MOVIMENTO, clique em NOVO.
2 Digite a competência do documento e em seguida escolha o código de recolhimento. Se você for MEI, e não tiver funcionários, escolha 115 e marque e a opção AUSENCIA DE FATO GERADOR. Clique em SALVAR.
3 No menu a esquerda, clique com botão direito sobre a empresa e escolha MARCAR PARTICIPAÇÃO.
4 Na tela ao lado, clique em DADOS DO MOVIMENTO e preencha o que for solicitado. Se você for MEI e não sabe o que é FAP, eu fui pesquisar e consegui localizar as informações que eu precisava naquele DOC que eu baixei do link da receita.
No meu caso, escolhi o SIMPLES OPTANTE, e ai o FAP coloquei 2,0.
Dá um salvar e ok na confirmação dos dados.
5 Volte ao menu a esquerda, e clicando sobre o Responsável, clique em EXECUTAR.
Pronto, ele vai gerar o arquivo e vai salvar numa pasta SEFIP dentro do PC, veja bem onde foi salvo, pois quando estiver on line pelo Conectividade Social, vc fara a importação desse arquivo, então precisa saber acha-lo. Verifique que o arquivo sempre aparece com um nome que mistura letras e numeros e tem a extensão .SFP (anote)
Muito bem, feito isso, feche o programa do SEFIP e se o programa do Conectividade Social estiver aberto, feche tambem.
COMO GERAR A GFIP
No seu Internet Explorer, acesse o site da conectividade social. Faça toda aquela coisa de cadastro, reconhecimento do Certificado, identificação do perfil, etc, etc.
Feito isso, vc vai pra página inicial do site e clique em CAIXA POSTAL
1) Em caixa postal, escolha NOVA MENSAGEM
2) Coloque o município padrão (A CIDADE ONDE A EMPRESA ESTÁ, NO MEU CASO FOI SÃO PAULO)
4) Dê nome para a mensagem, qualquer nome, exemplo GFIP072013
5) Selecione o arquivo .sfp gerado pelo sefip. Uma pasta se abrirá, vá ao caminho onde os arquivos do sefip costumam ser salvos, evite mudar esse caminho. O destino padrão é: C:arquivos de programascaixasefip. Selecione o arquivo que você deseja enviar e clique em abrir.
6) O arquivo selecionado será anexado, verifique os dados do arquivo e a competência. Se for realmente este que deseja encaminhar clique em Salvar, ele vai abrir uma aba, observe bem o caminho onde o arquivo "Zip" vai ser salvo. Clique em enviar, o site irá pedir para que você adicione o arquivo salvo.
DICAS
A)Atenção: o conectividade icp irá ZIPAR o seu arquivo sfp. É esse arquivo zipado que deverá ser selecionado na SEGUNDA VEZ que ele pedir para vc selecionar e enviar.
B) Salve o arquivo Zipado numa pasta no seu computador. O programa vai indicar a pasta onde está o arquivo SFP, mas não salve lá, escolha outra pasta. Não salve no Desktop tambem.
9) Se o arquivo for enviado perfeitamente, na mesma pagina vc vai ver o link para o protocolo que fica disponível na hora ou depois tb vc pode acessar na caixa postal – itens enviados.
10) Com o protocolo aberto, primeira coisa é salvar o arquivo XML na mesma pastinha onde vc salvou o arquivo zipado. Depois vc imprime este protocolo.
Agora volte ao programa SEFIP para emissão da GFIP.
Acesse o menu RELATÓRIO >> PROTOCOLO >> ARQUIVO IPC >> CONFISSÃO/ AUSENCIA.
Vai pedir o tal arquivo XML (aquele que vc ja salvou na pastinha). Vai lá, escolhe o arquivo. Clica em abrir
Vai abrir outra tela, ai só clicar em imprimir.
Prontinho.
Pesquisei uns 200 sites e vários tutoriais. Depois de muitos erros, muita dor de cabeça, consegui finalmente o meu objetivo.
Bem é isso, espero que possa ajudar outros MEIs como eu.