x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 4.249

Periculosidade

PATRICIA HELENA

Patricia Helena

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 10:31

Bom dia!
Estou com uma empresa que o antigo contador colocou a Periculosidade com o salario, não separou.
Agora não posso baixar o salario, então fiz uma ressalva explicando que o salario junto com a Periculosidade da x.
Minha duvida é, na ferias, 13° e qdo for fazer uma rescisão, vai ter q ser o salario com a periculosidade, pois não está separado. Se tivesse feito o correto, não ia incidir sobre a periculosidade ou td incide sobre a periculosidade?
Obrigado

Leandro Medeiros

Leandro Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 10:40

Patricia, o funcionário deixou de receber periculosidade a muito tempo ?

periculosidade incidi nas ferias e no 13º salario como media dos 12 ultimos meses.

"O Campo da derrota não está povoado de fracassos, mais de homens que tombaram antes de vencer!"
PATRICIA HELENA

Patricia Helena

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 10:46

ele não deixou de receber, está incluso no salario, então o salario fica alto.minha duvida é qdo for fazer uma rescisão, o salario vai ser alto pois esta com a periculosidade ou não tem problema, pois ia incidir mesmo se esivesse separado?

Leandro Medeiros

Leandro Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 11:18

Ia incidir mesmo que estivesse separado.

Ótima iniciativa sua colocar na CTPS do funcionário a informação de que o valor constante na remuneração é referente salário + periculosidade, pois o empregado poderia questionar posteriormente que trabalhava em área de risco e recebia apenas o "salário".


Parabens!!!

"O Campo da derrota não está povoado de fracassos, mais de homens que tombaram antes de vencer!"
Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 junho 2012 | 11:36

Bom dia!

Patricia toda informação que possar prejudicar o empregador futuramente sobre o funcionário, deve ser feita ressalvas na carteira de trabalho do mesmo, sendo assim você fazendo essa anotação estará protegida de qualquer risco em relação ao teor mencionado acima.
Só para complementa a resposta do nosso amigo.

Abraços Washington

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Marcela

Marcela

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 15:28

Olá pessoal, boa tarde,

Me tirem uma duvida, que a periculosidade incide nas ferias isso é fato.

Mas ela incide como? Atraves da média dos (12 meses/periodo aquisitivo), ou salario + 30% ?

No aguardo, obrigada!

Marcela.

Herick Proença

Herick Proença

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 15:44

Marcela

Boa tarde, o adicional periculosidade incide nas férias sim, a periculosidade integra o salário para efeito de férias e neste caso o colaborador sempre recebeu adicional periculosidade, sendo assim não é necessário calcular médias, basta aplicar o percentual ao salário e calcular as férias.

Marcela

Marcela

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 16:04

Olá Herick, boa tarde,

Meu sistema gera uma média do adicional de periculosidade, junto com as medias das horas extras.
Ele soma tudo que foi pago de salario variável dentro do periodo aquisitivo e divide por 12.

Está certo isso?

Herick Proença

Herick Proença

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 17:43

Marcela

Esta certo sim, é somado as horas extras, adicional noturno, horas in itinere, adicional periculosidade entre outras variáveis mais o DSR.

Abraço

Eliú

Eliú

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 12:32

Bom dia Contábeis!! na rescisão de um funcionário o salario ja esta incorporado com a periculosidade. gostaria de saber se na rescisão no campo 54 " adc periculosidade " preciso colocar uma porcentagem em cima do saldo de sala´rio tendo em vista que o mesmo ja foi calculado com o valor incluso no salário.

grato e no aguardo


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.