x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.377

Simples-Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 junho 2012 | 19:12

Boa tarde Pessoal!

Tenho algumas dúvidas referentes quais obrigações trabalhistas e Previdenciárias devem serem entregues por uma empresa optante do simples nacional?
O meu caso é o seguinte tenho uma cliente que tem salão de beleza desde 2008, a qual trabalha ela e sócia ela esta querendo regularizar a situação da empresa perante os órgãos fiscalizadores só que eu não tenho conhecimento quais as obrigações que uma empresa do simples tem perante esses órgãos, no caso se tiver que ter entregado alguma obrigação esta tudo atrasado como devo proceder diante dessa situação e a multa por falta de entrega no período como funciona e como faço para regularizar?

Michele Alves

Michele Alves

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 17:16

Ola,

Eu trabalho apenas na área de DP então meu conhecimento é limitado à esta área. Como ela não tem funcionário não teria pagamento de FGTS, teria apenas 11% do valor de pro-labore como INSS e sei que no fiscal teria o imposto do SIMPLES.
Ocorre que como ela esta com estas pendências você tem que verificar inicialmente se ela ainda é optante ou se já foi desenquadrada, visto que anualmente tem que ser feito o pedido para prorrogação.
Estava pesquisando pra te responder melhor e achei o link aqui no site mesmo, achei bem interessante, espero que ajude

Boa sorte

https://www.contabeis.com.br/ferramentas/simples-nacional/

Vivendo e aprendendo
Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 17:26

Boa tarde Michele, então já verifiquei essa empresa continua enquadrada no simples as declarações na parte fiscal eu conseguir resolver tudo agora o que esta faltando é a parte do DP você mencionou inss sobre o pro laore so que a mesma não pagou pro labore para os seus socios porque ela só teve movimento 2 meses.
Como você tem conheciento na parte de DP como fica a entrega da GFIP, RAIS tendo em vista que a empresa nunca teve funcionario registrado e estava inativa?

At,

Wesley T Souza

Michele Alves

Michele Alves

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 10:14

Vixi Wesley, vai dar um trabalhão
INSS: se vc conseguir tirar uma CND é sinal de que esta tudo certo, mas já sabemos que não conseguirá, abaixo consta o link pra vc tentar e como vai ter pendencias ele vai pedir uma senha que vc pode cadastrar pessoalmente na receita (caso tenha alguma dúvida pode perguntar como fazer), com esta senha vc vai verificar os débitos e as sefip's que estão faltando, ai pode enviar sem movimento

http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm

RAIS: se ela estava sem movimento tem que ser enviado a RAIS negativa, mas aparentemente a empresa tem que ter certificado digital para enviar a dos anos anteriores, veja se consegu enviar no link abaixo

http://www.rais.gov.br/negativa.asp

Qualquer´dúvida é só postar

Boa sortte

Vivendo e aprendendo
Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 12:22

Oi Michele realmente não conseguir tirar a CND, referente a senha como funciona posso pedir para minha cliente se dirijir a Receita Federal e solocitar a mesma?
Pelo que eu estava olhando não precisa de cerificado digital para enviar a RAIS de anos anterios, mas minha preocupação é a seguinte o contador que cuidava dessa empresa enviou a RAIS de 2007 - Ano Base 2006, agora como faço para saber se ele enviou as de 2007 pra frente sendo que eu já liguei na SERPRO e eles pediram para eu encaminhar um e-mail pro MTE mas ate agora nada.
Outra coisa para enviar a SEFIP sem movimento a empresa precisa ter certificado digital?

Desculpas Michele de esta tomando o seu tempo é porque tudo novo isso pra mim nunca lidei com as obrigações trabalhistas e previdenciarias.

Michele Alves

Michele Alves

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 16:14

Pode ficar a vontade.

Desculpe a demora, escrevi a mensagem mas não cliquei em "postar", rs,

INSS: ela sendo sócio pode comparecer no posto da Receita com os documentos pessoais
RAIS: a unica forma que conheço é realmente através deste e-mail e realmente é demorado.
SEFIP: para o envio sem movimento não há necessidade do certificado, já que não tem funcionários.

Qualquer dúvida é só gritar rs

Vivendo e aprendendo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.