x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.356

Salário família

Amanda Valeriano de Melo

Amanda Valeriano de Melo

Bronze DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 17:21

Boa tarde! Quando:
Salário = 780,00
Trabalhou 21 dias = 546,00
1- Qual é a base de calculo para salário família? Salário 780,00 ou 21 dias 546,00?
2 - Nas férias quando existe saldo de salário, qual será a base de sal. Família? Férias inside salário família?
3 - Pensão alimentícia inside sobre salário família? Como é feito o calculo? È descontado a pesão na base? O filho que recebe pensão é deduzido como dependente?


Grata!
Amanda Valeriano.
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 22:29

Ola seja muito bem vinda ao forum,
O salario familia sempre vai ser sobre o Salario de Base para o INSS (é mais facil para explicar para os funcionarios deste jeito), em cima dele você vai calcular o valor total ou o proporcional que é o caso.

O salario familia não me recordo bem mais tem direito nas ferias sim, acho que somente no 13º que não tem, mais se eu estiver errado os meus colegas me corrigirão.

Sobre a pensão, ela geralmente não tem incidencia em salario familia, porem tem que ver o que foi determinado pelo juiz

REINALDO CARDOSO

Reinaldo Cardoso

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 09:55

Bom Dia Amanda,

tenho que discorda do colega Fabio quando fala que o salario família é sobra o salario base, conforme portaria do ministério da previdência

§ 1º Para fins do disposto neste artigo, considera-se remuneração mensal do segurado o valor total do respectivo salário-de-contribuição, ainda que resultante da soma dos salários-de-contri-buição correspondentes a atividades simultâneas.


assim é todo ganho variável ou fixo que o colaborador ganhar durante o mês , então se o funcionário so ganhou 546,00 sem outro acréscimo a base é 546,00,
conforme PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 02, DE 06 DE JANEIRO DE 2012 - DOU DE 09/01/2012


com relação a 2 pergunta

a base vai ser conforme a explicação da primeira, o salario família nao incide para ferias. ..

com relaçao a 3 pergunta

a previdência nao tem nda que fale que o pai que paga pensao nao tem direito ao beneficio, ela fala que deve ser pago para ajudar no sustento, entao deve se pagar sim para o pai o beneficio...

espero ter ajudado....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.