x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 2.641

Quem precisa ter Conectividade Social

Fernanda

Fernanda

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 08:44

Olá!

Gostaria de saber se as empresas que não tem funcionários (mas que entrega sefip com informação do responsável para recolhimento do INSS) também precisa fazer a certificação digital?

Achei o manual da Caixa bem vago nessa parte!

Agradeço desde já!

Polianna Coelho

Polianna Coelho

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 12:48

Fernanda,ao meu ver toda empresa!
Ontem fui na Receita Federal, pois não estava conseguindo tirar a Certidão Negativa de Débito.
Inclusive foi uma coisa q me deixou tão chateada,pois fiz tudo que o site me pediu(Agendamento-solicitação registrada em cartório) cheguei lá fui informada q para esse atendimento a Receita não atende mais.Poxa q então o site não informa isso?
Agora só com certificado digital Ou eu teria q voltar e preencher uma outra solicitação para a SENHA. Mas mesmo assim como a funcionaria me disse q eu teria que ter o certificado pois para eu poder enviar a Sefip de 2007 q estava faltando (mesmo a empresa sem movimento) eu teria q ter o certificado pois a Caixa exigirá.
Então eu acredito q todas as empresas terão q ter o certificado!!

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 13:18

Polianna Coelho Boa Tarde;

Como a pergunta já havia sido respondida, antes de expressar uma "opnião", ao menos leia o que a postagem acima da sua indica;

A sefip sem movimento pode ser enviada do certificado digital do escritorio contabil; Não sendo necessário realizar a emissão do certificado digital para a empresa enviar uma sefip sem movimento;

Empresas com menos de 10 funcionários optantes pelo simples nacional, CEI na mesma situação, MEI e domésticas estão facultados ao usso da certificação eletronica, podendo estes continuar utilizando a antiga chave .pri;

Bom para não repetir a postagem completa; Caso queira mais informações sobre o certificado digital, acesse o tópico indicado acima da sua postagem, leia com atencao e se mesmo assim ainda lhe restar alguma duvida, poste no mesmo;

Abraços

Att

Polianna Coelho

Polianna Coelho

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 13:57

Eduardo Boa Tarde;

"Como a pergunta já havia sido respondida, antes de expressar uma "opnião", ao menos leia o que a postagem acima da sua indica;"
R- A pergunta havia sido respondida mais o tópico ainda estava aberto!Portanto não está encerrado.

"A sefip sem movimento pode ser enviada do certificado digital do escritorio contabil; Não sendo necessário realizar a emissão do certificado digital para a empresa enviar uma sefip sem movimento;"
R- Mas para quem TEM um escritorio contabil falou bem!No MEU caso a empresa da qual eu citei no MEU exemplo não tem , como tambem não tem chave .pri .Por isso entendi que: como a Caixa Economica não ceita mais gerar chave.pri (Pelo menos aqui em São Luis do Maranhão)Sem se quer nos questionar a posição da empresa quanto essas regras citada por voce ABAIXO.Eu disse q somente seria possivel com um certificado.

"Empresas com menos de 10 funcionários optantes pelo simples nacional, CEI na mesma situação, MEI e domésticas estão facultados ao usso da certificação eletronica, podendo estes continuar utilizando a antiga chave .pri;"

E outra coisa:
Ao responder algum "colega" seu aqui no forum, tenha mais RESPEITO!!
Pq é bom e eu gosto.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 14:33

Polianna Coelho Boa Tarde;

Primeiramente em nenhum momento lhe faltei com o respeito ou lhe ofendi;

Em sua postagem você não citou que era referente "uma unica empresa" e que esta não possui acessoria contabil. Hoje em dia é dificil uma empresa não ter um responsavel contabil, seja um escritório de contabilidade ou um profissional habilitado. (foi o que deu a entender pela sua postagem); Mais mesmo assim, seu problema pode ser resolvido da seguinte maneira:

Como a empresa esta sem movimento, tambem cabe a você a regra citada acima, ou seja, você pode se dirigir a uma agencia da CEF e solicitar uma chave .pri para efetuar o envio da sefip sem movimento.

Ou então, contrate um escritório contabil que possua certificado digital para realizar apenas o serviço de envio da sefip sem movimento da compentencia que você necessita; (o custo tende a ser muito mais baixo do que você adquirir um certificado digital)

Sua resposta mesmo sem intenção, induzia a outra usuaria ao erro. Então lhe orientei que ao postar deve ser observado a resposta anterior.

Não á necessidade de fechar um tópico, mesmo após uma resposta correta; Porem diante da discussão causada, este sera fechado.

Sempre respeito as opniões ou comentarios dos usuarios do forum contabeis, todos nos gostamos de respeito; Caso tenha se sentido ofendida não foi esta a intenção;

Abraços

Att

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 14:41

Eduardo, boa tarde.

Me tira uma dúvida, você falou a respeito da pre-certificação, que a caixa liberou para os MEI e Empresas simples com até 10 funcionário. Mas como consta na Circular da Caixa no item 2.2.2 os empregadores que utilizam o CEI terão que adiquirir certificado digital, e não essa pre-certificação.

Empresas com menos de 10 funcionários optantes pelo simples nacional, CEI na mesma situação, MEI e domésticas estão facultados ao usso da certificação eletronica, podendo estes continuar utilizando a antiga chave .pri;



2.2.2. O empregador que não está obrigado a se identificar pelo CNPJ poderá se utilizar de Certificado Digital de Pessoa Física para acesso ao Conectividade Social que utiliza os certificados digitais em padrão ICP-Brasil, desde que conste necessariamente o seu número de identificação junto ao Cadastro Específico do INSS (CEI).

A minha dúvida é, eu tenho até quando pra solicitar nas agências da caixa esse pre-certificado, e até quando ele poderá ser utilizado, e as empresas optantes pelo simples que já possuem o disquete com a chave pri que possui menos de 10 funcionários, posso usar esse mesmo disquete ou tenho que fazer outro nesse novo programa da Caixa.

Desde já agradeço a ajuda, a Agencia da Caixa aqui da cidade não aceita fazer essa pre-certificação.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 15:07

Boa Tarde Mara!

2.2.2. O empregador que não está obrigado a se identificar pelo CNPJ poderá se utilizar de Certificado Digital de Pessoa Física para acesso ao Conectividade Social que utiliza os certificados digitais em padrão ICP-Brasil, desde que conste necessariamente o seu número de identificação junto ao Cadastro Específico do INSS (CEI) .


Esta citação é refente ao profissional liberal, contador pessoa física que utiliza o e-CPF para acesso as informações; Sendo assim no ato da solicitação do e-CPF deve ser informado o numero da matricula CEI, para que através do e-CPF o profissional pessoa física possa ter acesso a todos os serviços disponíveis pela caixa;

Estes pré-certificados podem ser solicitados a qualquer momento, a caixa já diponibilizou um novo Pre Certificador para esses casos;

Aplicativo de pré-certificação para obtenção do certificado digital no padrão proprietário CAIXA - Microempreendedor Individual, Micro e Pequena Empresa optante pelo Simples com até 10 trabalhadores.
Fonte;


Para quem já possuia a chave .pri e não esta obrigado a certificação digital não é necessário solicitar uma nova chave, pode continuar utilizando a que possui.

Aqui em Brusque no inicio eles também não queriam aceitar, mais agora já esta normalizado o atendimento; No mais se lhe restar alguma duvida ainda como este tópico será trancado, poste neste: Certificado Digital para empresas com até 10 emp.

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.