x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.174

recebimento do seguro desemprego

O. M.

O. M.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 14:17

Olá pessoal, mimha dúvida ´e a seguinte: um amigo meu foi demitido sem jsta causa, acontece que ele tem uma firma registada em seu nome. A pergunta é :se paralisar sua empresa, que está inativa, seria uma alternativa para ele receber o seguro desemprego?

Angela

Angela

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 17:06

Boa Tarde Odilson

sendo sócio de uma empresa, seja ela inativa ou ativa, não tira o direito do funcionário de receber o seguro desemprego.

Angela

Michele Alves

Michele Alves

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 17:26

Desculpe, Angela.
Creio que esta informação não esta muito correta. Se ele tem uma empresa ativa, com retirada de pró-labore, comprovadamente tem uma renda, portanto, não tem direito ao Seguro-Desemprego, já que este é uma renda "até" que a pessoa consiga uma recolocação no mercado de trabalho.
Mas acho bom ele verificar com o contador dele o que ele chama de "inativa", uma coisa é a empresa estar enviando sefip's como "sem movimento" outra coisa é as sefip's serem enviadas com retirada de pro-labore mas ele não esta pagando nada em dia.

Vivendo e aprendendo
O. M.

O. M.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 01:23

Obrigado meus amores, vou tentar ser mais claro: O rapaz tem uma firma em seu nome, ele quer paralisar a firma na RFB e SEFA, já ela está sem movimento, para poder receber o seguro desemprego, já que ele está de aviso. Isso seria possível, já que legislação só reebe seguro se não estiver trabalhando e ele com uma firma ativa se encontraria como empresário. Seria isso uma saída. Aguardo contato.

JOSE ORMINDO DA SILVA

Jose Ormindo da Silva

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 01:43

Odilson.Bom Dia.Primeiramente pede pra ele fazer um levantamento na situaçâo fiscal da empresa,caso exista algumas pendências na RFB,providencie a regularizaçâo primeiro,pois só assim ele vai conseguir dar baixa nos orgâos competentes.Um Abraço

Amo minha familia meu maior patrimônio.
JOSE ORMINDO DA SILVA
AUXILIAR DE CONTABILIDADE
Angela

Angela

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 15:05

Pessoal, eu estou falando pois isto aconteceu comigo, em 2008 recebi o seguro desemprego, mesmo possuindo uma empresa ativa, porem sem movimento, e agora entrei no seguro novamente, a principio esta tudo certo, irei receber o seguro daqui um mês. Angela

O. M.

O. M.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 17 junho 2012 | 03:33

ok, Angela, era essa minha dúvida, ele não quer dar baixa na firma por que pode precisar futuramente, declara inativa todo ano. Acho então que ~ele vai poder receber o seguro da empresa que estva trabalhando, grato pessoal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.