x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 3.363

FGTS em atraso

Fernanda

Fernanda

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 09:26

Bom Dia!

Estou com uma empresa que não recolheu o FGTS do mês 05/2012.
Porém, fui tentar recalcular para hoje e não consegui. Entrei em downloads no site da Caixa, e baixei o selic para calculo do período de 01/06/2012 a 30/06/2012. Atualizei no programa e mesmo assim não consegui gerar.
Será que já tenho que fazer pela certificação?

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 09:38

Bom dia
Havia postado em outro topico mas não consegui ajuda resolvi postar aqui.
meu problema é talvez um pouco mais complicado explico:
recebemos uma empresa nova no escritorio 04/2012.
O fgts de alguns funcionario não foram recolhidos exepmlo 3/2001.
agora a empresa quer pagar esses em atrazo.
pergunto preciso gerar no SEFIP certo, devo lançar diretamente no SEFIP, pois não possuo a folha desses funcionarios.
A empresa quer recolher apenas de um os outros vão ficar para depois é possivel.
Para lançar no sefip preciso do valor do salario dele na epoca o informado no sefip.
se aparece no extrato quer dizer que foi informado certo.
desculpe pela inumeras dúvidas.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 11:53

Gilberto bom dia,

O correto é você fazer de acordo com a Folha de pagamento da época, e informar todos os empregados, separado por modalidades.

Fazendo do jeito que você quer fazer irá gerar diferenças a pagar de INSS. O INSS foi recolhido na integra?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
SOARES

Soares

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 14:32

boa tarde!
gostaria de saber quais os passos devo seguir pra atualizar o fgts que não foi pago no prazo. como atualizar esse fgts para pagamento?
desde ja grata.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 17:38

Alane boa tade,

As tabelas do SEFIP deverão estar atualizadas de acordo com as datas vigentes. Você deverá lançar as informações dos empregados a recolher, informar a data de pagamento que o programa calcula os acréscimos legais.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 09:15

Bom dia estou com uma duvida a Vania já esclareceu parte dela, porém não possuo toda a folha apenas o salario dos funcionario na epoca.
A empresa quer recolher o fgts em atrazo desse funcionario posso fazer a SEFIP somente com esse funcionario ou não devo fazer com todos da epoca (2001 até 2012).
Esta uma bagunça a questão do RH, estou tentando organizar.
Encontrei algumas SEFIP, mas no extrato aparece muitas competencias em aberto de alguns funcionarios. desses posso fazer só deles? ou devo fazer com todos pois ser for com todos será impossivel.

grato

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 09:06

Gilberto Virkoski da Silva Bom Dia;

Para efetuar calculos individuais referente ao FGTS de funcionários você deve seguir o seguinte procedimento na sefip:

Informe os funcionários em que o recolhimento do FGTS esta correto na modalidade 09 - Confirmação Informações Anteriores - Rec/Decl ao FGTS e à Previdência;

Informe os funcionários em que o recolhmento do FGTS é devido na modadelidade 0 - Recolhimento ao FGTS e Declaração a Previdência;

Abraços

Att

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 10:17

Bom dia eduardo é assim que realizo quando de fgts em atrazo.
Porém recebemos uma empresa no escritorio com fgts em atrazo dos funcionario o proprietario quer colocar em dia. e ao analisar as sefip enviadas pelo outro escritorio constatei que tem varias com apenas um funcionario informado.
explico foi enviada a do mês com todos os funcionario, porém não foi recolhido o fgts, posterior foi encaminhado outra com apenas do funcionario que seria recolhido o fgts, isso me gerou duvida será que é possivel?
Pois tenho fgts em atrazo desde 2001 dessa empresa, mas apenas de alguns funcionarios.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 10:39

Não, com certeza vai faltar informações pra esses empregados no INSS, pois a última GFIP substitui as demais.
O correto é informar todos nas modalidades 1 ou 9 e o que vai pagar na modalidade branco, como postado acima.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 10:39

Gilberto Virkoski da Silva;

Sim é possível calcular posteriormente o FGTS somente de um funcionário, este procedimento geralmente é adotado para fazer a rescisão do mesmo sem precisar pagar o FGTS de todos os funcionários de determinadas competências, desde que observado as modalidades, caso contrário havera problemas conforme o Sr. Leandro comentou.

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.