x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 55.420

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Sábado | 16 junho 2012 | 17:28

O conectividade segura está com problemas já faz algum tempo. Mas tem quem ir tentando fazer esta chave. Quando acontece aqui eu desinstalo e instalo de novo o programa e vou levando.
A algum tempo eu tinha feito uma guia rescisória , e a empresa desistiu de demitir o empregado . Passou uns 3 meses , e dai a empresa resolveu demitir realmernte este empregado, foi quando eu fui tirar um extrato e constava uma movimentação deste trabalhador mais ou menos no mesmo periodo daquela primeira guia que eu gerei e não recolhi . Fui na caixa e a atendente me informou que possivelmente a empresa teria informado o movimentação deste empregado anteriormente.
Foi dai que eu deduzi , e a própria atendente da caixa me confirmou que no momento que se gera uma guia rescisória pelo conectividade , automáticamente já libera o saque do fgts , sem a necessidade de senha ou chave identificadora para saque .

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 16 junho 2012 | 17:29

Boa tarde Catilene,

Já foi feita a homologação? Pelo que sei, a chave deve ser entregue junto aos documentos da rescisao e numa eventual homologação a mesma não é feita sem tal documento.
Sem a chave o empregado não saca os valores do FGTS. Entendo que o prazo para a entrega da chave é o mesmo da entrega dos documentos da rescisao, vez ou outra acontece do contador nao conseguir gerar a chave por problemas no sistema da Caixa Economica Federal, mas 2 meses é muito tempo. Pode ser que o cadastro no FGTS esteja com alguma inconsistencia. O contador deve se informar e gerar um RDT se for o caso.
Aconselho você a procurar o sindicato representante da categoria ou Ministério do Trabalho.

Att,

Ivanil Ribeiro

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Sábado | 16 junho 2012 | 17:35

Acrescentando mais detalhes a minha postagem anterior , me alinho com a resposta do Ivanil Ribeiro . Logicamente que se o empregado tem mais de 1 ano , não tem como homologar a rescisão sem a respectiva chave de liberação do FGTS . O que eu quiz dizer, é que esta invenção de senha ou chave , não serve pra nada . A propria GRRF já informa que o empregado estará movimentando seu FGTS .
Também concordo que o contador não pode ter demorado tanto tempo pra gerar esta bendita chave.

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 16 junho 2012 | 17:36

2 meses é muito tempo para resolver esse problema. As vezes acontece comigo de não conseguir gerar a chave mas nada que leve 2 meses.
Como disse, você deve estar com algum problema no cadastro do FGTS, se houver algum problema, este deverá ser solucionado atraves de uma RDT.
Mas reforçando, 2 meses é muuuuuuuuuuuuuito tempo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.