x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 11.363

Regularizar INSS e FGTS em atraso

Roberta Soares

Roberta Soares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Financeiro
há 12 anos Domingo | 17 junho 2012 | 18:59

Boa noite!

Uma empresa (Micro empreendedor individual), contratou uma funcionária em janeiro com cargo de atendente (Mas, não tinha assinado a carteira e consequentemente não recolheu INSS e FGTS da mesma). Agora essa empresa quer regularizar essa situação. Como que é feito o recolhimento em atraso do INSS e do FGTS (de janeiro a junho/2012)? Eu gostaria do passo-a-passo.

Desde já agradeço.

Abraços

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 11:07

Bom dia,

1) Vc. deve fazer as GFIP'S do período, não esquecendo de atualizar as tabelas de recolhimento em atraso da GFIP e enviar através da conectividade social;

2) Apurando os valores de INSS vc acessa o site da receita federal em pagamentos e faz as guias de recolhimento GPS ou utiliza a própria guia emitida pela GFIP;

3) A guia de FGTS é emitida no próprio no próprio progrtama da GFIP, após o envio pela conectividade social.

Espero ter ajudado

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Roberta Soares

Roberta Soares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Financeiro
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 11:40

Mas, a empresa é microempreendedor individual... não fica dispensado de apresentar a RAIS?

Como que é feito o cálculo do GPS em atraso, não estou entendendo aquela tabela.

No meu caso, eu quero calcular o valor devido do INSS e do FGTS das competências de jan, fev, mar, abr, mai e junho de 2012. O INSS devido seria R$ 77,00 (11% de 700,00).
Como que é feito o cálculo?

Mayara

Mayara

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 16:26

Boa tarde Roberta,

Entre no site https://www.previdencia.gov.br , lá em baixo você vai encontrar guia da previdência social (GPS), clicle em •Cálculo de Contribuições para Contribuinte Empresa e Órgão Público, coloque o CNPJ da empresa,depois é só colocar o código de recolhimento o mês em que deseja recalcular, coloque o valor que era descontado do INSS (77,00) coloque a data para pagamento e o sistema recalcula o juros e multa, faça isso para todos os meses devido.

Att.

Caroline.

MARCOS ANTONIO DE SOUZA

Marcos Antonio de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 10:31

Roberta, para recálculo do FGTS:

- Acessa o Conectividade;
- Importa o seu arquivo da folha de pgto;
- Marca "novo", coloca a competência, o código recolhimento, marca "em atraso" e coloca a data que será o recolhimento;
- Vai em movimento marca a partipação e executa.

Espero ter ajudado. D´Souza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.