x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.920

Digitalização de documentos

Renata de Moraes Souza

Renata de Moraes Souza

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 17:53

Boa Tarde Pessoal!

1-Gostaria de saber se posso digitalizar todos os documentos da pasta de admissão dos funcionários, para poupar espaço nos armários e salvar no micro?

2-É necessário que o funcionário assine o holerith de adiantamento? sendo que no holerith de pagamento vem o valor descriminado?

Renata de Moraes Souza

Renata de Moraes Souza

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 16:21

Vânia, Boa Tarde!

Eu eu não soube me expressar na pergunta acima, o que eu realmente preciso saber é se eu poderia digitalizar a ficha de admissão, juntamente com os documentos de admissão ex: declaração de VT, compensação de horas, contrato. Isso porque na empresa onde trabalho não utilizamos nenhum tipo de sistema.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 16:28

Olá Renata

Eu não aconselho, pois o contrato é um documento com assinaturas, que uma vez digitalizado passará a ser cópia, e não mais original.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 16:35

Pois é Bianca
Muitos não sabem e guardam documentos, é uma prática muito comum.
Mas precisamos ficar atentos.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Cicero Daneres Berneira

Cicero Daneres Berneira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 16:42

Prezada Renata,

1 - Guarde estes documentos originais (declaração de VT, compensação de horas, contrato, etc). Em relação a cópias de RG, CPF, endereço, CTPS, etc é proibido até mesmo cópia simples.

2 - O recibo de adiantamento é dispensável se o pagamento for feito por transferencia bancária, tendo em vista que o comprovante do doc e a assinatura do holerite mensal servem como prova judicial. Se o pagamento for feito em dinheiro aconselho manter os recibos de adiantamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.