x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 902

LEANDRO FERNANDES

Leandro Fernandes

Iniciante DIVISÃO 1, Instrutor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 18:38

Olá ,

Após muita pesquisa espero poder formular bem minha pergunta.

Se um MEI 'não exerce nem deseja exercer outra atividade e quer aumentar sua aposentadoria, considerando que será por idade, ele pode recolher GPS no codigo 1007 a 20% sobre o rendimento.

Mas a pergunta é: ele usa o PIS no campo de identificaçao da GPS ou o CNPJ ou o numero NIS que é gerado por ser MEI?

Se uar o PIS o Inss pode não reconhecer que há um elo com aquela atividade empresaria de MEI. E depois, caso deseje declarar IRPF tambem poderá ter problemas para comprovar que aquela contribuicao é de rendimentos da empresa MEI.

LEANDRO FERNANDES

Leandro Fernandes

Iniciante DIVISÃO 1, Instrutor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 18:59

Pergunto isso pois não posso me conformar que um MEI que tenha uma renda anual de 40.000,00 ,por exemplo, receba depois na aposentadoria somente 1 salario minimo. Lembrando ainda que esse MEI nao tem outra atividade como autonomo ou empregado.
Alias, se ele tem essa renda, terá que declarar IRPF . E ali, seria importante o recolhimento de INSS em valores maiores, até para comprovar seu suposto pro-labore. Mas para que isso ocorra, ele não pode fazer a GPS usando o PIS e sim o CNPJ ou numero NIS que o mEI gera junto ao INSS. Basta fazer uma consulta na previdencia social e verá que todo MEI tem um segundo numero de PIS, exclusivo do MEI.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.