x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 695

ELMODAN NERES COELHO

Elmodan Neres Coelho

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 17:20

Boa tarde gente. Estou com mais um problema, tenho vários funcionários que estão querendo se aposentar e quando foram no INSS estavam faltando alguns anos de contribuição, esses anos são anteriores a 1988. Me falaram que não da pra fazer pela GFIP pois ela só surgiu a partir de 1999. E aí gente!! Alguma dica de como devo fazer pra retificar essas contribuições?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 17:53

Ola Elmodan, Não tem como retificar, a não o um funcionario do INSS pode fazer, atraves de documentos que comprovem esses rcolhimentos. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Murilo da Silva Mendes

Murilo da Silva Mendes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 08:32

Nunca me ocorreu algo parecido, mais aqui vai algumas dicas.

Se as contribuiçoões foram realmente realizadas e você tem os documentos que comprovem a operação, é facil de regularizar junto ao INSS (mais você terá uma dor de cabeça), caso contrario terá que contribuir os anos faltantes daqui pra frente.

tem ainda um projeto de lei de um deputado sobre pagamento de contribuiçoes retroativo. vale a pena ler.
www2.camara.gov.br

De acordo com outros contadores, tive a informação de que se o contribuinte tem o cadastro do PIS antes de 1988 (como é o seu caso) tambem é possivel fazer o pagaemtno retroativo. (mais aí você terá que estudar mais o caso).

Espero ter ajudado.
Murilo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.