x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 3.968

Parcelamento FGTS

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 15:00

Boa tarde a todos.

Gostaria de saber se alguem já fez o parcelamento do FGTS!?
Estou com uma duvida quanto ao preenchimento do SEFIP. Acontece que os valores devidos de fgts são referentes ao meses de 03/2012 a 12/2011. Quando vou abrir o movimento para calcular o valor da parcela que é de R$ 290,00, coloco a competencia 06/2012, pagamento em 09/07/2012.
Seleciono a empresa e os empregados referentes ao parcelamento.
Minha duvida é. Eu lanço o valor de qual remuneração nos campos "remunerções" na informação do movimento do empregado?
Liguei no 0800, e como ja era de se esperar o atendente gaguejou e estranhamento caiu a ligação. Ligo la e só da que todos os atendentes estão ocupados..Se alguem puder me ajudar!!

Abraço

Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 15:20

Boa tarde Ivanil Ribeiro,

Eu já fiz um parcelamento do FGTS; e realmente 0800, da CEF não funciona pra nenhum setor. Quanto ao preenchimento da GRF, selecionava a quantidade de empregados da competência, pra chegar no valor da parcela. A questão é que nunca deu exato. Mas sempre fiz de jeito que a parcela ficasse maior, e não menor que a proposta da CAIXA.
Ex.: Empresa tinha 10 empregados / parcela teria que ficar : 290,00
Na primeira paguei pra 05 empregados / parcela ficou em torno de 300,00
Na segunda paguei pra os outros 5 empregados / e assim sucessivamente;
Observando que o Cód/Parcelamento te permite declarar somente para os empregados que você vai quitar.

Espero ter ajudado.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 15:48

Danielle Alvarenga,

Entendi, mas assim, são 4 empregados então eu faço uma estimativa.
Exemplo: Eu lancei aqui o valor da remuneração dos 4 empregados na 1º competencia referente ao débito, ou seja, 03/2010. Sendo assim o valor do FGTS ficou em R$ 470,00.
Pelo que você disse, eu posso lançar por exemplo 2 empregados. E a remuneração precisa ser a mesma lançada no mês 03/2010 ou eu posso lançar um valor que faça a parcela chegar no R$ 290,00?

Bruno, o parcelamento já foi aprovado.

Att,

Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:06

Então, Ivanil, foi dessa forma que eu fiz;
Fiz uma estimativa, porque daria muita bagunça fazer exato( pra dá exato,teríamos que fazer o mesmo funcionário duas vezes/por competência).

Att.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:14

Continuando:

No seu caso como são só quatro funcionários : Faria assim :

1ªParc/competencia 03/2010 - 2 empregados;
2ªParc/competencia 03/2010 - 2 empregados;

Com isso, você vai eliminando o débito. Porém, caso um desses funcionários, se desligue antes do fim do parcelamento; você terá
que pagar toda a parte dele; pra poder fazer a rescisão. Porém usando o código de Parcelamento no Sefip. Ok?

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:24

Entendi Danielle,

Só mais uma coisa, na competência na abertura do movimento você colocou a competencia dos débitos ou a competencia que você estaria informando.
Exemplo: coloco competencia 03/2010 ou coloco competencia 07/2012 na abertura do movimento?

Att,

Priscila

Priscila

Prata DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:29

Tenho uma empresa que tem parcelamento, eu pego emito uma grde na agencia da caixa, depois transmito a individualização pelo sefip no cod 327 , quanto aos valores faço regra de três quando os valores não cobrem todo o débito do mês, e está dando certo.

Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:33

Coloca a competência do débito, porque dessa forma o sistema calculará a multa e juros. Cod./SEFIP 327.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:36

Então, Priscila, na minha cidade a Caixa, não emitia pra mim. Eu tive que gerar todas as minhas guias. E a forma que encontrei foi esta. E também deu certo.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:47

Então,

Eu encontrei o valor de R$ 685,90 para cada empregado, com esse valor eu chego no valor do parcelamento. Valor bruto sem o acrescimo de multa e juros.
Bom, se eu cheguei no valor do parcelamento (bruto, pois tinha lançado a competencia que estou gerando, como vou lançar a competencia do mês do débito o valor mudará), codigo de recolhimento 327, competencia do mês do débito acredito que não me falta mais nada né?!! rs
Se eu estiver errado me corrijam por favor.

Mas desde já gostaria de agradecer a você Danielle e Priscila pela ajuda.

Att,

Ivanil Ribeiro

Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 10:59

Bom dia Ivanil !

Voce não um telefone do setor especifico de Parcelamento ou o email do qual voce deve ter recebido o comunicado de Deferimento e/ou exigencias do pedido de parcelamento. Eu fiz um parcelamento no inicio de 2011, mas tive toda atenção do pessoal, inclusive com um telefone direto. Quando tenho dúvidas envio email e eles me respondem. Quanto a questão do valor da parcela, o que me disseram é que devo me ater ao valor da remuneração ( por exemplo, a Caixa informa lá um valor de parcela ) então, deveremos compor este valor com base na remuneração "inteira" de tantos quantos empregados seja preciso para o valor da parcela que poderá até ser um pouco maior ( nunca menor ) , aí gera a GRF normalmente pelo Sefip cog 327 e data de pagamento que foi informada no cronograma da Caixa, se não for dia util devera ser antecipado.

Eliana

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 13:30

Maria Eliana de Carvalho boa tarde,

É você me atentou para um detalhe que eu não tinha percebido. O pessoal da Caixa deixou um telefone, liguei lá para pedir orientação e a responsavel disse que nos proximos dias a Caixa vai enviar no meu e-mail as orientações para preenchimento do SFIP. Tanto é que meu processo chegou hoje lá, e ainda não deu tempo de autorizarem o parcelamento.

Att,

Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 13:48


Boa tarde Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior !

Então, voce deve ser notificado a retirar a documentação para assinatura numa agencia da Caixa ainda. . . mas neste serviço especifico de parcelamento até que eles atendem bem. Eles enviaram até um email convidando para um treinamento especifico sobre o tema. Na verdade eu só emiti 3 guias do Parcelamento, porque a empresa fez varias demissões de empregados com FGTS em atraso e que foram recolhidos e abatidos do parcelamento.

Ronaldo Rodrigues

Ronaldo Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 13:57

Ivanil,

O tema parcelamento de FGTS é complicadissimo, e não se tem exatamente a forma de faze-lo do SEFIP. Tenho um parcelamento e costumo faze-lo assim:

1º Necessito da relação dos funcionários da referida competência e suas remunerações.
2º De posse destas informações monto uma planilha no excel e faço a proporcionalidade, uma regra de três; tipo:

Valor da parcela: R$ 20,00.
Funcionário/Salario na competência:
Fulano de Tal - 200,00 x 8% FGTS = 16,00

Para lançar em SEFIP.

A regra de três - 200 x 20,00 / 16,00

Assim terei que para recolher R$ 20,00 para o Fulano de Tal , este terá que ter um salário de R$ 250,00.

Atentar que ao gerar a SEFIP vc terá o valor da parcela + os acrécimos de juros e Atm.

Acredito que tenha dado para entender. Ok!

Ronaldo Rodrigues
Gestor Contadores Associados

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.