x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.516

rescisao de comissionado

Ribeiro

Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 17:16

Boa tarde colegas,

estou com algumas duvidas sobre a rescisao de um funcionario que recebe salario fixo mais comissão, ele ainda esta na experiencia e vai sair antes de 45 dias, como achar uma media para calcular as verbas rescisorias, e como achar o valor a ser descontado referente a metade dos dias que faltam para encerrar o contrato ? estou em duvida se desconto somente sobre o salario fixo ou tenho que calcula também uma media diaria para efetuar o desconto ?

e como é feita a media para calculo das verbas rescisoria para comissionista puro, quando tem menos de um ano ex: 6 meses ?

obrigado !

JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 19:27

Normalmente as medias para comissionados estao previstas em convenção, em contrario utiliza-se 12 meses.Na situação em que o funcionario nao possui tal periodo faz-se a media pelo tempo de serviço.No seu caso pode acontecer duas situações, se ainda nao foi pago 1 mes de salario + comissao voce utiliza o salario como base de calculo para toda a rescisao e paga a comissao do mes.Caso ja tenha sido pago salario + comissao a base de calculo sera o salario + media comissoes.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.